Qual a diferença entre Python e SQL?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Qual é a diferença entre Python e SQL? Ambos são linguagens de programação. O Python é uma sequência de comandos com a finalidade de executar alguma tarefa. Já o SQL permite trabalhar especificamente com bancos de dados, que são conjuntos de tabelas onde temos armazenadas várias informações.

A Linguagem de consulta estruturada (SQL) é uma linguagem de consulta popular que é frequentemente usada em todos os tipos de aplicações. Analistas e desenvolvedores de dados aprendem e utilizam a SQL porque ela se integra bem a diferentes linguagens de programação.

O SQL é usado para fazer qualquer tipo de manipulação dos registros de um banco de dados. Ou seja, ele serve para criar, inserir, atualizar, excluir e consultar as informações armazenadas na base, além de outras diversas funções mais complexas.

O Python é uma linguagem de programação para back-end. Desenvolvedores web podem usar códigos Python para transferir dados de/para servidores, interagir com bancos de dados e administrar a segurança de um site. Existem muitos frameworks Python usados com frequência no desenvolvimento web, tais como: Django.

O Python é uma linguagem de programação amplamente usada em aplicações da Web, desenvolvimento de software, ciência de dados e machine learning (ML). Os desenvolvedores usam o Python porque é eficiente e fácil de aprender e pode ser executada em muitas plataformas diferentes.

MySQL: É o meu preferido. Fácil de instalar (principalmente no windows), fácil de gerenciar e bastante rápido. É bastante eficiente e é o mais utilizado na internet em sites dinâmicos.

Esse recurso permite a consulta inteligente e rápida dos dados armazenados, o que garante maior organização e facilidade de acesso. Sem dúvida, isso significa maior eficiência na condução dos negócios. Você consegue a informação de forma prática, economizando tempo.

Conhecendo bem a linguagem é possível acessar os recursos básicos de qualquer banco relacional, como Oracle, SQL Server ou MySQL, sem praticamente nenhuma mudança.

Pode variar de pessoa para pessoa mas, no geral, aprender instruções básicas em SQL pode levar de algumas horas a algumas semanas.

SQL puro não é uma linguagem de programação porque la não é Turing Complete, não pode realizar todas tarefas que essa máquina hipotética é capaz de fazer, ou seja, mudar estados dentro de certas instruções, armazenar dados e mudar o fluxo de execução do processamento.

Mas agora que fizemos uma rápida recapitulação, vamos aos conjuntos de linguagens que compõem a sintaxe do SQL: DDL (Data Definition Language) : Linguagem de definição de dados. DML (Data Manipulation language): Linguagem de manipulação de dados. DQL (Data Query Language): Linguagem de consulta de dados.

Se você deseja entender como aprender SQL, você deve procurar cursos on-line, artigos, tutoriais e exemplos de SQL para aprender. Por ter sua teoria e prática na mesma tela do computador, você será capaz de experimentar tudo sozinho instantaneamente.

Principais conteúdos desta aula:

  • Ordenação e classificação de dados,
  • Filtros de dados;
  • Cálculos básicos no SQL;
  • Agregações no SQL;
  • Agrupamentos no SQL e relacionamentos de tabelas.

banco de dados MySQL

O banco de dados MySQL é a solução de código aberto mais popular que existe e é o banco de dados relacional Open Source mais utilizado do mundo, O MySQL está em todos os lugares e é geralmente o banco de dados que se aprende primeiro.

Facilidade de aprendizado
Talvez a vantagem mais evidente de programar em Python seja a forma intuitiva e fácil com que o desenvolvedor consegue aprender a linguagem.