Qual a diferença entre PV é NPV?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A função NPV é semelhante à função PV (valor atual), exceto que a função PV permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início de um ponto. Ao contrário dos valores de fluxo de caixa NPV variáveis, os fluxos de caixa PV devem ser corrigidos durante todo o investimento.

Um NPV positivo indica que os ganhos projetados que foram gerados por um projeto ou investimento excedem os custos previstos. Com isso, é possível presumir que qualquer investimento com um NPV positivo será lucrativo, assim como um que apresente resultados negativos resultará em uma perda líquida.

O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula econômico-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

A TIR é ainda mais específica que o VPL, calculado o percentual de retorno considerando o menor valor para a realização do projeto. Ou o TMA. Caso a TIR se apresente maior que o TMA, mostra que o investimento é positivo e, consequentemente trará lucro certo ao investidor.

Certo, mas como usar o VPL para dizer se o projeto é viável ou não? Bem, se a taxa mínima de atratividade for igual à taxa de retorno esperada pelo investidor e o VPL positivo, então o projeto será classificado como viável. Se obtivermos um VPL negativo, significa que esse investimento não é viável.

Um VPL positivo indica que o investimento tem um retorno líquido atualizado maior do que o investimento inicial. Isso significa que o projeto é viável financeiramente e pode ser considerado atrativo.

A função NPV é semelhante à função PV (valor atual), exceto que a função PV permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início de um ponto. Ao contrário dos valores de fluxo de caixa NPV variáveis, os fluxos de caixa PV devem ser corrigidos durante todo o investimento.

Significado de NPV em inglês
written abbreviation for net present value : The impact of a one-month delay in settling these invoices was to lower the NPV by 37%.

Conceito de valor presente líquido
A princípio, o VPL é uma estimativa do fluxo de caixa (receitas e despesas) para o investidor ter uma ideia de viabilidade do projeto que está aplicando seus recursos. Assim, o valor presente líquido é uma ferramenta para todo investidor decidir onde investir.

Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.

Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.

A análise de VPL é usada para ajudar a determinar quanto vale um investimento, projeto ou qualquer série de fluxos de caixa. É uma métrica abrangente, pois leva em consideração todas as receitas, despesas e custos de capital associados a um investimento em seu fluxo de caixa.

  1. Abra o app Configurações do dispositivo.
  2. Toque em Rede e Internet. VPN. Caso não seja possível encontrá-la, pesquise "VPN". ...
  3. Toque na VPN que você quer selecionar.
  4. Digite seu nome de usuário e sua senha.
  5. Toque em Conectar. Se você usa um app de VPN, ele será aberto.

Nper: número total de períodos; vp: valor de presente do começo do período, se houver; Vf: valor de futuro ao final do período, se houver; Tipo: 0, indica vencimento ao final do período, e 1, indica vencimento no início do período.

Para calcular o VPL, utiliza-se o valor do investimento inicial, o período de análise, a estimativa de entrada de caixa para cada período, a taxa de desconto, as entradas de caixa já descontadas e, por fim, a soma das entradas descontadas menos o investimento inicial.

Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável. Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado. Quando a TIR é igual à TMA, cabe aos investidores analisarem e decidirem se seguirão ou não com o projeto.

A TIR é calculada a partir da projeção dos fluxos de caixa futuros do investimento e da estimativa de seu valor presente. Caso o valor presente dos fluxos de caixa seja maior que o valor do investimento inicial, a TIR será positiva e o investimento é considerado rentável.

VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

Quanto maior a TIR, mais promissor é o investimento.
No fim, a conclusão é muito parecida com a do VPL, mas saber calcular a TIR abre novas possibilidades de análise na comparação entre dois ou mais investimentos.

Sob o ponto de vista do VPL, o projeto é considerado viável quando o resultado do cálculo for maior do que zero, pois isso quer dizer que o projeto dará um retorno maior do que a taxa especificada.

Como saber se um projeto é financeiramente viável?

  1. 1.Um horizonte de tempo a analisar. ...
  2. Comparação entre projetos em bases de risco iguais. ...
  3. Comparação entre projetos em bases de tempo iguais. ...
  4. Opções de saída. ...
  5. Cenários.