Qual a diferença entre Puran e levotiroxina?

Perguntado por: imarques3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

PURAN T4 é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina. A levotiroxina é um hormônio normalmente fabricado pelo organismo pela glândula tireoide.

Levotiroxina Sódica 88mcg Genérico Merck S/A 30 Comprimidos é utilizado para reposição ou suplementação hormonal de pacientes com hipotireoidismo; supressão do TSH hipofisário em tratamento ou prevenção de bócios eutireoidianos; diagnósticos envolvendo o funcionamento da tireoide.

Puran T4 é indicado para o tratamento do hipotireoidismo e problemas ligados à produção escassa de tiroxina pela glândula tireoide, hormônio que regula diferentes funções no organismo.

Aplicável ao uso concomitante de medicamentos administrados por via oral: Se você está tomando levotiroxina e semaglutida (um medicamento antidiabético) ao mesmo tempo, isso pode afetar seus níveis de levotiroxina e pode ser que seu médico precise monitorar seus níveis tireoidianos e ajustar a dose de Puran T4.

Interromper o tratamento da levotiroxina pode trazer graves consequências para a saúde de uma pessoa. Parar de tomar o medicamento ou mesmo esquecer frequentemente de ingeri-lo faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem.

Ficar sem ingerir o medicamento corretamente faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem. Entre os principais sinais do problema estão: cansaço, sonolência, desânimo, aumento do colesterol, inchaço, fragilidade nas unhas e cabelos, irregularidades menstruais, constipação intestinal, entre outros.

Muito comum: palpitações (percepção dos batimentos do coração). Comum: taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco). Desconhecidas: arritmias cardíacas (descompasso dos batimentos do coração) e dor de angina (dor no peito).

Se a tireoide trabalha demais
É tanta energia que você pode ter dificuldade para dormir e insônia, além de falar demais, gesticular bastante, ter palpitações cardíacas e ansiedade.

hormônio tireoideano [L-tiroxina (outro nome genérico); T4 (outro nome genérico)].

GENÉRICO DO PURAN NÃO FUNCIONA.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.

Os comprimidos de Puran T4 devem ser ingeridos com estômago vazio (30 minutos à 1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento), a fim de aumentar sua absorção.

Os comprimidos devem ser tomados com líquido, de preferência água, por via oral, cerca de uma hora antes ou 2 horas depois do café da manhã. É recomendado que seja tomado de estômago vazio.

Cuidados na Administração de Levotiroxina
Os comprimidos de Levotiroxina devem ser administrados sempre com um copo cheio de água para prevenir possíveis engasgos. Quem faz uso de Omeprazol, Pantoprazol ou similares, deve sempre manter distância no horário da Levotiroxina e estes medicamentos.

Hipotireoidismo: Puran T4 deve ser administrado em doses baixas (50 mcg/dia) que serão aumentadas de acordo com as condições cardiovasculares do paciente. - Dose inicial: 50 mcg/dia, aumentando-se 25 mcg a cada 2 ou 3 semanas até que o efeito desejado seja alcançado.

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida.

Algumas medicações tem maior efeito de atrapalhar a absorção: sulfato ferroso (usado para tratar deficiência de ferro), carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio (utilizado em anti-ácidos), entre outros. O ideal é tomar essas medicações com pelo menos 4 horas de distância da levotiroxina.

Cansaço excessivo
O cansaço contínuo e exagerado, sem motivo que o justifique e acompanhado de desânimo, indisposição e sonolência, são sintomas importantes do hipotireoidismo. Essa condição decorre da redução na produção de hormônios T3 e T4, geralmente, por conta da Tireoidite de Hashimoto (uma disfunção autoimune).

Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.