Qual a diferença entre puderam e poderão?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Puderam indica passado. Está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: eles puderam. Poderão indica futuro.

1 conseguirão, controlarão, saberão, lograrão. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

5 sinônimos de puderam para 1 sentido da palavra puderam: Aplicaram algo numa superfície: 1 passaram, aplicaram, botaram, colocaram, espalharam.

Puderam e poderão são formas verbais corretas do verbo poder. Poderam está errado.

Poder: forma infinitiva do verbo; Puder: verbo “poder” conjugado em 1° ou 3° pessoas do singular no futuro do subjuntivo.

substantivo Ação de poder, de conseguir, de ter capacidade ou oportunidade para realizar alguma coisa; conseguido: queria ter podido estudar mais; é triste que eles não tenham podido acabar com a guerra.

Podermos ou pudermos
Novamente, estão corretas as duas palavras. Podermos está flexionada no infinitivo pessoal e pudermos está conjugada no futuro do subjuntivo. Para podermos chegar a um consenso, vamos debater. Se pudermos debater, chegaremos a um consenso.

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito.

1 são capazes, conseguem, controlam, sabem, têm potencial, logram.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.

Pode: verbo “poder” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Pôde: verbo “poder” no pretérito perfeito do indicativo.

É capaz: 1 pode, consegue, controla, logra, tem potencial.

Puderem vem do verbo poder. O mesmo que: conseguirem, lograrem, suportarem, aguentarem, tolerarem, expuserem.

1 débil, impotente, inoperante, inativo, frágil.

Chegaram indica passado. Está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eles chegaram. Chegarão indica futuro.

Deverão: Futuro de presente do indicativo
O futuro do presente do indicativo indica que algo acontecerá num momento posterior ao discurso.