Qual a diferença entre puder e poder?

Perguntado por: umarinho7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

– Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo. Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: – Vou acabar de estudar para depois poder sair.

substantivo deverbal Ação de poder, de estar autorizado para: se não puder comparecer, avise; salve-se quem puder!

Significado de Poderes
substantivo masculino plural Ação de possuir alguma coisa; posse. Superioridade absoluta de quem chefia, governa ou administra, por meio de influência ou de obediência. Autoridade definido pelas suas consequências: poderes parlamentares.

A palavra “poder” é usada em frases que não precisam de conjugação, já que é o infinitivo do verbo. Esse termo é utilizado quando queremos dizer que temos autoridade, permissão, capacidade, condições, etc. Gostaria de poder fazer algo por ele. Você vai poder me procurar hoje?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Puder é a forma do verbo no futuro do subjuntivo, exemplos: quando eu puder. se você puder.

2 for permitido, for possível, tiver permissão, tiver possibilidade, tiver oportunidade, tiver ocasião.

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito. A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo. Já a forma verbal “puder” é o verbo conjugado no tempo futuro do modo subjuntivo.

O ditado nos passa a ideia de que conseguir algo não requer esforço, trabalho e dedicação, mas penas muita vontade. Mas QUERER NÃO É PODER. Querer é apenas querer. No contexto do ditado, a palavra 'poder' se refere a conseguir, conquistar.

As duas formas existem, mas são diferentes.
Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: – Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo.

- OBRIGADO fico EU por poder fazer! (EU é que me sinto OBRIGADO a fazer isso a você!) Várias pessoas, também, poderiam agradecer: - OBRIGADOS, também, ficamos NÓS!

1 é capaz, consegue, controla, sabe, tem potencial, logra. Exemplo: Ele pode participar na maratona. Só tem de se inscrever. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista. Uma sexta base de poder, o poder de informação, foi posteriormente incluída na tipologia original por Raven (1965).

Significado de Poderoso
adjetivo Que tem muito poder, grande influência. Que possui poder, força e influência; influente.

Legislativo, Executivo e Judiciário: as funções e o diálogo entre os Poderes.

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.

  • - pode (tu) possa (ele/ela) possamos (nós) podei (vós) possam (eles/elas)
  • - não possas (tu) não possa (ele/ela) não possamos (nós) não possais (vós) não possam (eles/elas)
  • para poder (eu) para poderes (tu) para poder (ele/ela) para podermos (nós) para poderdes (vós) para poderem (eles/elas)

Puderem seria a grafia correcta numa frase condicional, após a conjunção se, em que o verbo poder estaria no futuro do conjuntivo. Por exemplo, "Se a puderem beber, não se irão arrepender". Poderem é a grafia correcta numa frase como a dos azulejos, em que o verbo está no infinitivo pessoal.

As duas formas poder ir e puder ir estão corretas na Língua Portuguesa.

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.