Qual a diferença entre protetor térmico e Leave-in?

Perguntado por: dpaiva . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O protetor térmico é o produto certo neste caso, e deve ser usado antes de haver um contato do cabelo com qualquer fonte de calor, como chapinha, babyliss ou secador. Alguns produtos (inclusive alguns leave-in) são feitos com a função extra de proteção térmica.

Pode usar protetor térmico junto com outros produtos? Sim, pode usar o protetor térmico com outros produtos, mas ele deve ser o último a ser aplicado.

Se for fazer escova, babyliss ou chapinha, esse é o momento! Não deixe para aplicar o leave-in depois de qualquer um desses processos – aplicando antes, o efeito será muito mais satisfatório, uma vez que os componentes do produto reagem com o calor dos aparelhos.

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

O leave-in é um produto pós-shampoo, ou seja, um finalizador que deve ser aplicado após a lavagem dos fios. Em geral, ele serve para proporcionar o efeito “final” aos cabelos, devolvendo hidratação, maciez e brilho.

Como aplicar
Aplique uma pequena quantidade de leave-in (o equivalente a uma moeda de 1 real) no seu cabelo ainda úmido; Penteie os fios com um pente ou os seus dedos para garantir que o produto foi bem espalhado; Finalize o cabelo como você está acostumada.

O uso do Protetor Térmico ou Leave-in faz com que os fios fiquem protegidos contra as altas temperaturas do secador, chapinha ou modeladores, pois cria um filme protetor que impede que a queratina, componente do nossos cabelos, se desfaça com a alta temperatura.

O leave in é um produto profissional, e o creme sem enxágue comercial. Ambos finalizadores servem para desembaraçar e hidratar, entretanto, o estrangeiro vai além. Ele proteje os fios da poeira, do sol, ajuda a dar ou tirar o volume, modelar cachos e tem uma textura mais leve.

Aplique o leave-in nos cabelos úmidos e penteie para espalhar o produto de forma uniforme ao longo das mechas. Depois, você pode finalizá-lo da forma como preferir, deixando que seque ao natural ou usar o combo secador e chapinha para potencializar o efeito liso.

Não precisa enxaguar. Mas, não tem necessidade de abusar na quantidade, tá? Um pouquinho do leave-in já vai fazer um efeito fantástico! Vá dosando de acordo com o tamanho do seu cabelo, o importante é não exagerar.

O uso do leave-in se encaixa na parte finalizadora do seu programa capilar, pois como ele fecha as cutículas dos fios é importante aplicar após a lavagem de suas madeixas.

5) Aplicar o leave-in antes de dormir ajuda na nutrição e prolonga a hidratação. Além de deixar o cabelo hidratado por mais tempo, o uso do leave-in noturno reduz os fios arrepiados e faz com que o cabelo amanheça mais bonito, saudável e sedoso, facilitando a vida de quem tem o dia a dia muito corrido.

Além do risco de prejudicar os fios, usar a máscara na finalização também não é a melhor opção por não entregar o mesmo efeito prolongado de um creme de pentear.

O leave-in é um produto sem enxágue, feito especialmente para “ficar” no cabelo. Ele deve ser aplicado nos fios após o processo da lavagem e não substitui de forma alguma o uso do condicionador.

Aplicar muito protetor térmico deixa o cabelo mais protegido — MITO. O excesso raramente é bom e pode causar o efeito de peso ou excesso de oleosidade. A quantidade de produto correta é pequena, mas tem que dar conta da aplicação em toda a extensão dos fios.

O protetor térmico deve ser usado, sempre, antes do secador ou da chapinha. VERDADE. Como o próprio nome diz, o protetor térmico age como uma proteção ao secador e a chapinha. Por isso, o ideal é aplicar o produto nos fios úmidos antes mesmo de você ligar a ferramenta de calor que será usada.

O protetor térmico é indispensável na rotina de cuidados com o cabelo, principalmente se você é adepta de secador, chapinha ou difusor. As ferramentas podem deixar os fios ressecados e quebradiços e é justamente aí que entra o produto: reduzindo os danos do calor para a fibra capilar.

O creme também é aquele curinga para definir os cachos com técnicas como fitagem ou dedoliss. Já o leave-in tem uma textura mais fina e leve, e por isso é feito para alinhar e modelar o cabelo, ou seja, para dar aquele toque final.

Uso Obrigatório da Truss
Pode ser usado tanto no banho quanto depois. No banho, a recomendação é lavar o cabelo com shampoo e enxaguar, remover o excesso de água e borrifar o produto no comprimento e fios, depois enxaguar novamente e aplicar condicionador ou máscara.

Se você vai deixar os cabelos naturais então use um leave-in principal, se você vai secar use um defrizante.