Qual a diferença entre propranolol e hidroclorotiazida?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Hidroclorotiazida + Propranolol é uma associação de dois agentes anti-hipertensivos: cloridrato de propranolol, um agente bloqueador beta-adrenérgico, e hidroclorotiazida, uma tiazida diurética anti-hipertensiva.

Sobre o Produto
Indicação: O propranolol é um betabloqueador indicado para: Controle de hipertensão (pressão alta). Controle de angina pectoris (sensação de pressão e dor no peito). Controle das arritmias cardíacas (alterações no ritmo dos batimentos cardíacos). Prevenção da enxaqueca (dor de cabeça forte).

É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.

Quando doses de cloridrato de propranolol superiores a 320 mg são necessárias, a associação dos componentes em Hidroclorotiazida + Propranolol não é adequada, pois seu uso conduziria a uma dose excessiva do componente tiazídico.

O limite máximo diário de administração de cloridrato de propranolol para o tratamento da hipertensão é de 640 mg. Dose inicial de 40 mg, duas ou três vezes ao dia, que pode ser aumentada em igual quantidade, em intervalos semanais, de acordo com a resposta do paciente.

Há relatos de exacerbação de angina e, em alguns casos, infarto do miocárdio, após a descontinuidade abrupta do tratamento com cloridrato de propranolol.

O tratamento com hidroclorotiazida, particularmente em uso prolongado com altas doses, pode aumentar o risco de câncer labial e de pele não melanoma.

Os efeitos colaterais da hidroclorotiazida mais comuns são: Hipotensão arterial. Desidratação. Câimbras.

Propanolol é um betabloqueador, tem propriedades de diminuir a frequência cardíaca, e também a pressão arterial, e outros efeitos adicionais como parte de tratamento de enxaqueca e outros distúrbios como tremor essencial mas não interfere no sono.

Tomar o remédio para pressão alta à noite, logo antes de ir para a cama, pode evitar problemas cardiovasculares graves, a exemplo de infarto e AVC.

O propranolol é uma substância beta-bloqueadora, ou seja bloqueia a ação da adrenalina sobre esses receptores. Estes receptores estão presentes no coração, nos brônquios e nos vasos sanguíneos. Esta medicação pode ser utilizada para o tratamento da hipertensão arterial, arritmias cardíacas e na prevenção de enxaquecas.

Propranolol não tem ligação com ganho de peso.

Eu costumo recomendar pela manhã, pois a noite há uma indicencia de sonhos vívidos e pesadelos.

Losartana e propranolol tem o mesmo princípio ativo? Olá ! Não , são totalmente diferentes .

Prescrevem-se betabloqueadores para ansiedade de desempenho há pelo menos três décadas. Ingeridos cerca de uma hora antes do evento ansiogênico, podem interromper a retroalimentação positiva em que sintomas autonômicos pioram o medo do desempenho social – medo que, por sua vez, piora a sintomatologia autonômica.

Interessantemente, propranolol, nadolol, atenolol e outros betabloqueadores em doses adequadas, não costumam causar queda de pressão arterial em pacientes que não sofrem de pressão alta.

O Propranolol é uma remédio que age controle da frequência cardíaca, podendo diminuir a pressão arterial e também tem um efeito no controle do estresse. Essa dose de 10 mg é baixa e a tendência é que não abaixe a sua pressão. O ideal é fazer um teste tomando a medicação e medir a alguma vezes durante o dia.

Poderá usar o propranolol com losartana sem problema.