Qual a diferença entre profissional de apoio é professor de apoio?

Perguntado por: aibrahim3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
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O Profissional de Apoio deve acompanhar o aluno com deficiência em todos os locais dentro do ambiente escolar, devendo auxiliá-lo também no cumprimento de atividades de sala de aula de acordo com as orientações do professor, sem poder substituir, todavia o professor ou qualquer outro profissional da escola.

Para se tornar professor de apoio, é preciso concluir a licenciatura em educação especial ou inclusiva.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, em seu artigo 28 do capítulo IV, incumbe ao poder público a responsabilidade de ofertar, treinar e acompanhar os profissionais de apoio escolar em instituições de ensino públicas e privadas.

O salário é de R$ 1.360,17 para a carga de 40 horas semanais.

Esse profissional deve ser custado pela escola sem ônus para o aluno com Necessidades Especiais. As escolas particulares bem como as Públicas DEVEM ASSEGURAR O SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES, visando garantir condições de acesso, permanecia participação e aprendizagem.

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.

Este profissional deve auxiliar na continuidade das mediações durante as atividades e compartilhar com os professores suas observações para colaborar na discussão de caso para ampliar a acessibilidade deste estudante ao conteúdo e sua participação nas atividades escolares.

DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Para isso, entra em cena o professor de apoio. A lei número 12.764 que estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), os autistas têm o direito de ter um acompanhante especializado nas salas de aulas. A lei serve como um reforço na luta pela inclusão.

Artigo 5º- A carga horária a ser cumprida pelo Professor no Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação será de 20 (vinte) ou 40 (quarenta) horas semanais, distribuídas por todos os dias da semana.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que determina o máximo de três alunos com deficiência a serem atendidos pelo profissional de apoio escolar.

Os atendimentos do Profissional de apoio escolar deverão ser desempenhados por pessoas com idade acima de 18 anos, com Ensino Fundamental Completo, possuidoras de responsabilidade, equilíbrio emocional, discrição, boas maneiras no trato, afinidade e habilidade para o desenvolvimento da ocupação, preferencialmente com ...

O Projeto de Lei 1.540/2023, de autoria da Professora e Deputada Estadual Luciene Cavalcante (PSOL-SP), Institui a jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais para profissionais da educação básica que atuam na gestão e na realização de serviços de apoio técnico-administrativo e operacional da educação escolar ...

CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento de habilidades escolares.

No cargo de Professora de Apoio se inicia ganhando R$ 1.025,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.894,00.

No cargo de Auxiliar de Educação Infantil se inicia ganhando R$ 1.012,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.538,00. A média salarial para Auxiliar de Educação Infantil no Brasil é de R$ 1.300,00.

R$ 1.316,00

A média salarial para Apoio Pedagógico no Brasil é de R$ 1.316,00.

A lei nacional diz que, para cada sala de 20 alunos, até dois podem ter necessidades especiais.