Qual a diferença entre primeiro-ministro e Premier?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Nos sistemas parlamentaristas ou semipresidencialistas o primeiro-ministro ou premiê (premier, “primeiro” em francês) desempenha as funções de chefe de governo.

No sistema parlamentarista tradicional, o chefe de governo e líder do poder executivo é escolhido pelo parlamento, e permanece a ele ligado por todo o seu mandato; seu gabinete de ministros deve ser aprovado pelo parlamento e este pode dispensar o chefe de governo através de moções de desconfiança; por outro lado, ...

A forma correta é primeiro-ministro, com hífen. Neste caso, primeiro é um adjetivo que está ligado, por hífen, ao nome ministro, formando uma palavra com significado próprio: chefe do Governo.

No parlamentarismo, regime constitucional de Repúblicas ou Monarquias, o Poder Executivo é exercido pelo Primeiro- Ministro, que é quem governa com o apoio do Parlamento, da Câmara. Assim, quando o Parlamento retira seu voto de confiança, o gabinete de Ministros automaticamente apresenta sua renúncia.

Rishi Sunak

O atual primeiro-ministro é Rishi Sunak, do Partido Conservador.
...
Primeiro-ministro do Reino Unido.

Globo Comunicação e Participações S.A.

O Premiere, com a maior cobertura do futebol nacional, exibe os jogos ao vivo dos campeonatos estaduais (Gaúcho, Paulista, Mineiro) para seus assinantes, além da Copa do Brasil 2023 e do Campeonato Brasileiro Série A 2023 dos clubes que cederam direitos à Globo (não inclui jogos em que o Atletico Paranaense for ...

No parlamentarismo, regime constitucional de repúblicas ou monarquias, o Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, que é quem governa com o apoio do Parlamento, da Câmara. Assim, quando o Parlamento retira seu voto de confiança, o gabinete de ministros automaticamente apresenta sua renúncia.

O poder executivo é liderado pelo Presidente da República e pelo Governo que, por sua vez, é constituído pelo Primeiro-Ministro e seus ministros. O Primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente, sendo responsável perante o Parlamento da França e incumbido de formar um governo.

Pessoa que recebeu o encargo de formar governo; chefe do governo. 2. Pessoa que preside ao conselho de ministros. Feminino: primeira-ministra.

a) Pronomes pessoais de tratamento são sempre grafados com maiúsculas em correspondências assinadas: Vossa Excelência, Vossa Majestade, Vossa Alteza, Vossa Santidade, A Sua Excelência o Senhor (endereçamento), Excelentíssimo Senhor Presidente (vocativo), Senhor Ministro, Senhor Senador, Senhor Embaixador (vocativos), ...

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Como dito anteriormente, o primeiro-ministro é chefe de governo, enquanto o rei é o chefe de Estado. Na prática, quem toma as decisões de governo é o premiê, cujo partido é decidido por eleições democráticas —normalmente, é o líder do partido vencedor quem se torna o primeiro-ministro.

A maioria dos ministros é responsável pela gestão de uma pasta, ou seja, de uma área temática governativa, o que implica normalmente a direção de uma das grandes repartições governamentais, designadas "ministérios" ou "departamentos".

Os Ministros de Estado são pessoas nomeadas pelo Presidente da República e que o auxiliam em diversas funções do poder executivo, como gerir a economia, educação, infraestrutura e a saúde do país. Atualmente no governo Bolsonaro existem 23 pastas ministeriais.

Primeira-dama é o título informal que se dá à esposa de um governante em várias esferas do poder.

Na temporada 2021/2022, cada um dos 20 clubes recebeu 87,5 milhões de libras (R$512 milhões) em partes iguais.

Atualmente, só seis clubes da Premier League não têm um brasileiro no elenco principal. Danilo, Felipe, Gustavo Scarpa, Andrey e João Gomes foram os contratados mais recentes de clubes da Premier League.

A Premier League é operada como uma corporação e pertence aos vinte clubes participantes. Cada clube é um acionista com direito a voto em questões como mudanças de regras e contratos.