Qual a diferença entre prescritivo e descritivo?

Perguntado por: azagalo4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A análise descritiva é responsável por mostrar como estão os dados agora. A preditiva, como o nome indica, prevê futuros possíveis com base nos dados coletados no passado. E a prescritiva quais as melhores decisões que podem ser tomadas de acordo com cada cenário.

A Análise Prescritiva refere-se à utilização de modelos matemáticos alinhados à gestão de negócios para gerar recomendações de ações a serem tomadas de forma automática ou semiautomática, visando otimizar as estratégias adotadas pelas empresas e alcançar melhores resultados no menor espaço de tempo.

A Análise Descritiva é a fase inicial deste processo de estudo dos dados coletados. Utilizamos métodos de Estatística Descritiva para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas ou comparar tais características entre dois ou mais conjuntos.

Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, especificamente dizendo.

O chamado texto prescritivo, de antemão já assume um caráter um tanto quanto coercitivo, imposto, regido por condições inquestionáveis de atuação, ou seja, “proceda sempre dessa forma e não opte por demais alternativas”.

A análise descritiva é um dos instrumentos imprescindíveis quando se busca retratar comportamentos e tendências a partir de fenômenos reais. Ela vem a ser a base sobre a qual os métodos estatísticos se aplicam, o que faz dela uma prática fundamental no universo dos negócios.

4 tipos de análise de dados

  • Relatórios;
  • Segmentação e controle de clientes;
  • Análises de negócio;
  • Aplicação de métricas;
  • Avaliação de resultados.

A análise descritiva oferece a compreensão em tempo real dos acontecimentos. É a mineração de dados na base da cadeia de Big Data. É a etapa mais simples do Business Analytics e também a fase inicial do estudo e da análise das informações.

Um modelo preditivo é, de forma simplificada, uma função matemática que pode ser aplicada a uma grande quantidade de dados soltos. A ideia é evidenciar padrões capazes de apontar as próximas tendências. É como se fosse possível prever com eficiência o futuro, de forma matemática, com probabilidade e estatística.

Conheça as diferenças abaixo.

  1. Análise descritiva. O tipo de análise mais frequentemente usada, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial, é a descritiva. ...
  2. Análise prescritiva. ...
  3. Análise preditiva. ...
  4. Análise diagnóstica.

Análise de dados

  • Análise descritiva.
  • Análise diagnóstica.
  • Análise preditiva.
  • Análise prescritiva.

Método do estudo de caso na pesquisa descritiva
Envolve uma análise aprofundada e o estudo de indivíduos ou grupos. Além disso, leva a uma hipótese e amplia o escopo da investigação de um fenômeno.

A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado.

Diagnóstico descritivo
É a parte mais importante da descrição do exame colpocitológico, onde são descritas as alterações celulares sugestivas de malignidade ou é destacada a normalidade do exame. É possível ter três grupos de resultados: Dentro dos limites da normalidade, Alterações celulares benignas e atipias.

A estrutura do texto descritivo
A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira, o autor apresenta o elemento que será descrito: um lugar, uma pessoa, um acontecimento, um animal, um sentimento etc.

Texto descritivo: é um retrato verbal de algo, podendo ser sentimentos, características físicas etc. Texto narrativo: é uma sucessão de acontecimentos reais ou ficcionais por meio de verbos de ação e composto por um conjunto de elementos narrativos.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

Os linguistas que preferem dividi-los em dois tipos de textos dizem que o texto injuntivo instrui sem uma atitude coercitiva, ou seja, repressiva, por exemplo, manuais de instruções e receitas. O texto prescritivo, por sua vez, instrui com essa atitude coercitiva, por exemplo, editais dos concursos, contratos e leis.

Como o próprio nome indica, a pesquisa descritiva visa descrever um determinado evento, realidade ou situação. Ela procura entender “o que” e não “o porquê”. Ela pode ser primária - com base em coleta de dados em campo - ou secundária, que se embasa em dados já disponíveis.

Uma Pesquisa Descritiva Qualitativa é bastante simplificada, tendo em vista que se encarrega de fazer uma descrição da população, situação ou fenômeno ao redor do qual está centralizado um estudo. Com isso, o pesquisador irá mostrar aos seus pares uma informação acerca do que, como, quando e onde algo ocorreu.