Qual a diferença entre presa e preza?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Presa é sinônimo de encarcerada, aprisionada e capturada. Repare no exemplo: Juliana roubou um mercado e foi presa. Preza é sinônimo de estima, apreço e consideração.

As duas palavras – pressa e presa, existem na Língua Portuguesa e estão corretas, mas possuem significados diferentes: enquanto pressa é o mesmo que falta de calma ou impaciência, presa é a ação de prender, dentre outros significados.

1 considera, estima, respeita, admira, aprecia, acata, reverencia, valoriza, apreça.

Um aluno que se preze saberia a resposta a isso. Há quem ainda preze a lealdade. Prese, com a letra “s“, é referente ao verbo presar, é um termo coloquial (válido no VOP) que significa capturar; prender; aprisionar.

Presar ou prezar

  1. Prezar, com z, significa ter grande apreço, estimar.
  2. Presar, com s, significa tomar como presa, aprisionar.
  3. Palavras da mesma família: prezar; prezado; ...
  4. Verbo prezar – Presente do indicativo: (Eu) prezo. (Tu) prezas. ...
  5. Palavras da mesma família: presar; ...
  6. Verbo presar – Presente do indicativo: (Eu) preso.

Para a surpresa de muitos estudantes, a palavra “presar”, com “s”, existe e está correta. Mas o seu significado não tem nada a ver com o “prezar” com “z”. “Presar” significa o mesmo que aprisionar, apreender, capturar.

1 liberto, livre, libertado.

preso (adjetivo) -

O jeito certo de se escrever esta palavra é pressa, com o emprego de SS. A grafia com Ç está errada.

Significado de Prezar
verbo pronominal e predicativo Orgulhar-se, honrar-se, ufanar-se: uma pessoa que se preza não se humilha desta forma; ele preza de ser cantor. Etimologia (origem da palavra prezar).

Logo, define-se por “ter apreço”, “valorizar”, “respeitar”. Nesse sentido, sempre prezamos algo, haja vista se tratar de um verbo transitivo direto. Dessa forma, prezamos a paz, a justiça, a ascensão profissional etc.

1 afã, açodamento, afobação, afogadilho, afoiteza, aforçuramento, ânsia, ansiedade, apressuramento, avidez, azáfama, freima, fula, impaciência, imprudência, irreflexão, precipitação, sede, sofreguidão, voracidade.

O verbo conseguir apresenta formas irregulares no presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo. Essas formas irregulares são escritas com o radical consig-: eu consigo, que ele consiga, que eles consigam, consigam eles,...

"Vai" é utilizado no modo imperativo quando queremos dar alguma ordem ou conselho. Por exemplo: "Vai até a opção rede". "Vá" é utilizado no tempo verbal presente do subjuntivo, quando queremos expressar alguma hipótese ou suposição. Por exemplo "Ele espera que eu vá até a opção rede".

PRESA – com o sentido de “dente canino de certos animais”, vem do Latim prehendere, “prender”, pois elas servem para prender o animal caçado na boca do predador.

( ) No texto, a palavra “presa” pode assumir também o sentido de “coisa ou pessoa que alguém ou algo subjuga; coisa ou pessoa de que(m) alguém ou algo se apodera”.

Afinal, “preso” é um gênero e pode ser tanto um preso cumprindo pena (preso definitivo) quanto alguém que ainda está respondendo ao processo criminal, mas encontra-se preso preventivamente ou de forma temporária (preso provisório). Assim, as melhores expressões a serem utilizadas são “apenado” e “reeducando”.

No caso da prisão em flagrante, a pessoa é flagrada enquanto praticava o crime ou logo depois de ter praticado. Geralmente, a prisão em flagrante ocorre nos crimes de tráfico de drogas, posse/porte de arma de fogo, furto, roubo, receptação, ...