Qual a diferença entre preguiça e falta de ânimo?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A preguiça aparece quando estamos estressados ou trabalhando por muito tempo, e para driblá-la é fácil: alguns tomam café, outros dão uma caminhada, ouvem música em som alto. Mas quando você está deprimido, esses truques não funcionam, assim como outras dicas que as pessoas podem dar.

"Nesses casos, vale investigar se há algum distúrbio do sono ou até outros problemas como disfunção na tireoide, por exemplo, que estão deixando a preguiça falar mais alto", comenta. A depressão, por sua vez, tem um ciclo que se repete: a pessoa não faz nada, não tem vontade alguma e não quer nunca fazer nada.

A pessoa desanimada se vê infeliz sem motivo aparente. Porém, existe, sim, uma causa por trás desse sentimento aterrador. Uma série de eventos negativos e pensamentos pouco agradáveis, estresse acumulado, preocupação constante, autoestima baixa e hábitos nocivos podem estar por trás dele.

Dois sintomas característicos dessa condição são a fadiga e o desinteresse, os quais, quando combinados, levam às pessoas a abandonarem compromissos diários com muita facilidade.

Atualmente são conhecidas cinco espécies de bicho-preguiça no Brasil: a preguiça-comum (Bradypus variegatus), preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus), preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni) e a preguiça-real (Choloepus didactylus).

Pode ser uma situação passageira, uma resposta natural ao cansaço ou ao estresse. Mas se permanecer por períodos prolongados, pode ser indicativo de uma condição mais grave, e até ser sintoma de doenças como depressão, narcolepsia ou síndrome da fadiga crônica.

Dicas simples para vencer a preguiça

  1. 1) Divida uma tarefa maior em tarefas menores. ...
  2. 2) Descanse e pratique exercícios físicos. ...
  3. 3) Consiga se motivar. ...
  4. 4) Pense nos benefícios. ...
  5. 5) Fazendo uma coisa de cada vez. ...
  6. 6) Pratique A visualização. ...
  7. 7) Aprenda com pessoas de sucesso.

Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:

  1. Rhodiola Rosea. ...
  2. Ginseng. ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Suco verde. ...
  5. Melatonina. ...
  6. Sulbutiamina.

Pratique atividades físicas. Por mais que fazer exercício físico seja a última coisa que você queira fazer quando não sente vontade de fazer nada, aqui não falamos apenas de ir à academia todos os dias, mas pensar em outras atividades leves, como caminhar na praça, que te tragam prazer e bem-estar.

É importante ressaltar que a preguiça não é algo ruim e tampouco estar cansado em excesso significa estar passando por algum problema relacionado à saúde. Na maioria das vezes, essa sensação pode acontecer devido à rotina agitada, ausência de pressa ou queda no desempenho das tarefas.

Cansaço constante
Só de pensar na lista de afazeres pendentes, a pessoa depressiva já fica cansada. Muitas vezes, o cansaço exacerbado é confundido com preguiça. Quando o tratamento para depressão é iniciado, a pessoa percebe que, na verdade, ela não é preguiçosa.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Portanto, não ter vontade de sair pode ser um sinal do transtorno. Combinar vários compromissos e na hora do encontro desistir pode ser um sinal de desânimo constante. De acordo com a psicóloga Edgéssica Carvalho, é preciso que outros sintomas da doença também estejam ocorrendo para que o diagnóstico seja estabelecido.

A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno. Segundo o especialista americano, não podemos classificá-la como uma depressão clínica, mas podemos dizer que é uma depressão espiritual, e esse peso na alma é sinal de perigo.

A preguiça mental pode nos deixar com aversão à leitura e desinteresse pelos estudos. Olavo de Carvalho dizia que a mente preguiçosa sempre arranja alguma solução, ou desculpa, que a dispense de perceber um problema. Este fenômeno é conhecido por procrastinação, ou seja, a mania de adiar, de deixar tudo para depois.