Qual a diferença entre pré escola e creche?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

A creche foi reduzida a um local onde as crianças são mantidas enquanto os pais trabalham. A escola infantil segue um projeto educacional específico e possui profissionais capacitados. Além disso, deve seguir todas as normas do órgão competente para garantir a segurança das crianças de 0 a 3 anos de idade.

Atualmente, a pré-escola se constitui em uma etapa da Educação Básica, sendo ofertada para todas as crianças de 3 a 5 anos e obrigatória apenas para crianças a partir dos 4 anos de idade (Brasil, 2010); entretanto, nem sempre foi dessa forma.

Ressalte também que creches e pré-escolas devem garantir à criança aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à convivência, ao respeito, à dignidade, à brincadeira e à interação com outras crianças, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação ...

Educação Infantil Grupo 1: entenda como funciona
A Educação Infantil é o primeiro nível da educação básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Ela é dividida em cinco grupos, sendo o Grupo 1 voltado para crianças de 1 a 2 anos.

Primeira etapa da Educação Básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

Art. 30 - A educação infantil será oferecida em: I - creche ou entidades equivalentes, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

3 anos de idade

Creche: Essa é a primeira etapa da Educação Infantil e atende crianças de 0 a 3 anos de idade. Esse período escolar tem subdivisões, como o berçário e o maternal.

Jardim II – 5 anos.

A creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família. Desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de seus horizontes.

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar.

O período pré-escolar é formado pela Educação Infantil, e por definição é direcionado a crianças de 0 a 6 anos, indo do berçário à pré-escola. O período escolar é formado pelo Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, e pelo Ensino Médio, dos 15 aos 18.

Hoje, a educação infantil é dividida em 5 séries:

  • berçário.
  • maternal I.
  • maternal II.
  • jardim I.
  • jardim II.

Na última quinta-feira, (22), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a obrigatoriedade de o Governo do Estado oferecer vagas em creches e pré-escola. O direito, já previsto pela Constituição, será concedido a famílias com crianças de zero a cinco anos de idade.

A pré-escola atende as necessidades da criança no ato de cuidar, educar, estimular e preparar as crianças para a alfabetização, trabalhando os pré-requisitos nos aspectos: psicossociais da criança, criando condições adequadas para o seu desenvolvimento, estimulando à criatividade, a autonomia, a cooperação e a ...

Assim, ao longo de toda a pré-escola, são desenvolvidas e aperfeiçoadas competências como a de recontar histórias e elaborar perguntas, declamar poesias e relatar acontecimentos do próprio cotidiano ou de outras pessoas. De acordo com Maria Virgínia, "o resultado é que os pequenos aprendem linguagem e com a linguagem".

A pré-escola com função pedagógica é aquela que tem consciência de seu papel social, busca trabalhar a realidade sócio-cultural da criança, seus interesses e necessidades que manifesta naquela etapa da vida (KRAMER, 1986 apud ALMEIDA, 1994: 03).

Maternal, jardim de infância, pré-escola. Ao longo da história foram muitos os nomes para esse período de atendimento à criança pequena que é anterior à fase de alfabetização.