Qual a diferença entre PP e PVC?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Enquanto o PP é um polímero mais neutralizado, o PVC é um polímero mais flexível. O Polipropileno (PP) e o PVC são materiais versáteis, que podem ser moldados, e que são recicláveis. Primeiro, o PVC (Policloreto de Vinila) é um termoplástico à base de eletrólise de eteno e de cloro.

O polipropileno (PP) é um termoplástico polimerizado a partir do gás propileno, é uma resina de baixa densidade que oferece um bom equilíbrio de atributos térmicos, químicos e elétricos, seguida de resistência moderada, que dá origem ao tubo polipropileno pp.

Tanto o polietileno quanto o PVC são à prova d'água, mas o PVC é mais. Adicionalmente, o PVC é mais resistente ao fogo que o polietileno, porque os átomos de cloro que ele libera durante um incêndio inibem o processo de combustão.

PVC é a sigla usada para identificar o polímero de adição policloreto de vinila. Ele é obtido pela reação de polimerização de cloretos de vinila (cloroeteno).

O Que é o Polipropileno? O PP é um polímero resistente, flexível e versátil que é usado para fabricar uma variedade de produtos moldados — desde embalagens para manteiga e sorvete, móveis de plástico, baldes, para-choques de automóveis até fibras e tecidos.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

Polipropileno (PP)

Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, derivado do propeno ou propileno(plástico) reciclável.

O PVC (Policloreto de Vinila) são tubos e conexões para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC. É o material mais utilizado nas instalações hidráulicas residenciais. Há dois tipos de linhas de produtos: o PVC Soldável e o PVC Roscável.

PVC significa cloreto de polivinila e tornou-se um substituto comum para tubos de metal. A resistência, durabilidade, fácil instalação e baixo custo do PVC o tornaram um dos plásticos mais utilizados no mundo.

O PVC é um dos polímeros de plástico mais produzidos no mundo e, assim como o PEAD, é muito usado para Tubos de Conexão. No entanto, ambos têm suas diferenças. Os tubos PEAD se destacam pela sua resistência, pois são considerados inquebráveis e altamente resistentes aos impactos, enquanto o PVC se rompe com facilidade.

Bem como, o PP também é um termoplástico, que apesar de ser moldável em altas temperaturas, é um plástico mais rígido e resistente. Tanto que, o PVC, é altamente versátil, porém as suas propriedades térmicas, químicas e elétricas fazem com que ele possa ser aplicado em vários setores.

Transparente, apesar de uma diferença entre PP e PEAD é que esse último é menos transparente.

O Policloreto de Vinila é o terceiro polímero plástico sintético mais produzido no mundo. Ele vem em duas formas básicas: rígido e flexível. Em sua forma rígida, o PVC é amplamente utilizado na indústria da construção civil para produzir perfis e tubos(potável e esgoto).

O PVC possui uma vasta versatilidade de aplicação, podendo ser utilizado para fabricação de brinquedos, mangueiras, tubulações, materiais para construção civil, embalagens, luvas descartáveis, calçados, fabricação de piscinas, revestimentos, perfis, recobrimento de fios e cabos, filmes, lacres, acessórios e ...

O PVC contém, em peso, 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e 43% de eteno, derivado do petróleo. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura).

O processo de produção de PVC também libera grande quantidade de poluição tóxica, inclusive dioxinas, que permanecem no ambiente, transpõem grandes distâncias, acumula-se na cadeia alimentar e causa câncer e danos nos sistemas imunológico e reprodutivo.

Continuar lendo O que é nylon PVC?