Qual a diferença entre pós-graduado é especialista?

Perguntado por: vgalvao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.

A pós-graduação é a fase que vem depois da conclusão da graduação, por isso leva esse nome. Ela pode ser feita para aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o curso, mas também para aprender sobre gestão e administração ou para seguir a carreira acadêmica.

Falando sobre a diferença entre as duas modalidades, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

São elas: Mestre: para quem completa o mestrado. Doutor: para quem completa o doutorado. Especialista: para quem completa especialização ou MBA.

Pondere o seu objetivo
Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Uma especialização é uma forma de curso de pós-graduação lato sensu, voltada às pessoas que já são formadas em um curso superior e querem se tornar especialistas em uma determinada área.

Quem escolhe uma especialização para aprofundar conhecimentos profissionais de uma determinada área, recebe o título de especialista. Já o MBA, referente ao termo inglês Master in Business Administration, é uma pós-graduação voltada a profissionais das áreas de gestão de empresas e projetos.

Por isso, saiba que as pós do tipo stricto sensu têm uma duração diferente daquelas que são lato sensu. Enquanto os mestrados (regular e profissional) duram de 18 a 24 meses, e o doutorado de 24 a 48 meses, a especialização e o MBA seguem outro modelo de duração.

O que é especialização? A especialização é uma das fases de ensino superior após a graduação, portanto, é uma pós-graduação. Ela é do tipo lato-sensu e tem foco nas habilidades que podem ser aplicadas na rotina da profissão, por isso trabalha mais práticas e técnicas direcionadas.

Pós-Graduação Lato Sensu
Cursos dentro dessa tipologia tendem a ser mais curtos e abordar práticas profissionais em sua grade curricular. Dentro das pós lato sensu, estão as especializações e os MBA. MBA é uma sigla para Master Business Administrations, um tipo de especialização que surgiu fora do Brasil.

Lato ou stricto sensu
Vamos começar do básico, a nomenclatura: a pós-graduação lato sensu, ou sentido amplo, compreende programas de especialização, geralmente voltados ao mercado de trabalho. Esse tipo de curso tem duração mínima de 360 horas e, ao final, o aluno obtém um certificado.

Basta que o aluno apresente o diploma ou a comprovação de conclusão do curso superior. Então, podemos dizer que para começar uma pós-graduação lato-sensu você precisa: Diploma de conclusão do ensino superior (graduação e curso tecnólogo) Graduação em área específica (para alguns programas)

De maneira simples, podemos dizer que um especialista é aquele profissional que demonstra domínio sobre uma determinada área. Para isso, ele deverá dedicar a sua carreira, o seu tempo no mercado e as suas experiências acadêmicas de modo a absorver um vasto conhecimento sobre aquele assunto, tornando-se um “expert”.

O Especialista de Educação Básica tem papel importantíssimo na coordenação e articulação do processo ensino-aprendizagem, sendo corresponsável, com a Direção da escola, na liderança da gestão pedagógica, que deve ser o eixo a nortear o planejamento, a implementação e o desenvolvimento das ações educacionais.