Qual a diferença entre pós e mestrado?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.

Por se tratar de uma pós-graduação, o pré requisito para poder entrar em um mestrado é ter concluído uma graduação. O requisito mais conhecido é a necessidade de um diploma de bacharel. Entretanto, o que nem todos sabem é que profissionais que cursaram tecnólogo ou licenciatura também podem fazer mestrado.

O mestrado pode ser dividido em duas categorias: o mestrado profissional, voltado para aqueles que buscam aperfeiçoamento dos conhecimentos da área, aplicados ao mercado de trabalho; e o mestrado acadêmico, voltado para o ensino e para a pesquisa.

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Geralmente, o mestrado vem antes do doutorado.

Sim, é permitido fazer mestrado a distância em diversas áreas do conhecimento. O Ministério da Educação (MEC) regulamenta a modalidade EaD e reconhece cursos de pós-graduação stricto sensu a distância.

Entre as opções de instituições que te proporcionam o mestrado gratuito estão a Capes (sigla para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.) É uma fomentadora governamental da pós graduação gratuita exclusivamente para stricto sensu.

Quanto tempo dura o mestrado
Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos (após a obtenção de um bacharelado).

Seja profissional ou acadêmico, existem alguns requisitos necessários para cursar um mestrado, o primeiro deles é ter ensino superior completo. Outra condição exigida é ter fluência em uma língua estrangeira. Há programas no Brasil que exigem um idioma específico, em geral é o inglês.

Para fazer um Mestrado, você precisa ter algumas qualificações, mas ter uma pós-graduação está longe de ser uma delas. Isso porque o Mestrado em si já é considerado uma forma de pós-graduação, porém, é muito mais aprofundado que os demais cursos de especialização que encontramos nas instituições de ensino.

Para ingressar no mestrado não é preciso ser fluente em inglês. No entanto, isso não quer dizer que o estudante não necessita estudar inglês e ou ter conhecimento do idioma, pois os programas de pós-graduação exigem proficiência em determinada língua estrangeira que, na maioria das vezes, é o inglês.

Qualquer pessoa que tenha terminado uma graduação e queira se dedicar ao ensino ou à pesquisa pode se candidatar a um curso de mestrado.

Sim. Muitos de nossos alunos trabalham e cursam o mestrado ao mesmo tempo. Porém levam um tempo maior para concluir o mestrado.

O valor médio mensal de um curso de mestrado em uma faculdade privada está entre R$ 3.000 a R$ 5.000. Já nas faculdades públicas, o ensino é gratuito. A mensalidade de um mestrado pode variar de acordo com alguns fatores.

O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.