Qual a diferença entre pós e especialização?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.

Uma especialização é uma forma de curso de pós-graduação lato sensu, voltada às pessoas que já são formadas em um curso superior e querem se tornar especialistas em uma determinada área.

Mas se fizer uma especialização, chega ao grau acadêmico da pós-graduação. Dentro de cada um desses graus, também existem ramificações, como a pós-graduação latu e stricto senso, e os cursos tecnológicos, bacharelados e licenciaturas.

Por isso, saiba que as pós do tipo stricto sensu têm uma duração diferente daquelas que são lato sensu. Enquanto os mestrados (regular e profissional) duram de 18 a 24 meses, e o doutorado de 24 a 48 meses, a especialização e o MBA seguem outro modelo de duração.

A especialização é uma das fases de ensino superior após a graduação, portanto, é uma pós-graduação. Ela é do tipo lato-sensu e tem foco nas habilidades que podem ser aplicadas na rotina da profissão, por isso trabalha mais práticas e técnicas direcionadas.

Quem escolhe uma especialização para aprofundar conhecimentos profissionais de uma determinada área, recebe o título de especialista. Já o MBA, referente ao termo inglês Master in Business Administration, é uma pós-graduação voltada a profissionais das áreas de gestão de empresas e projetos.

Portanto, profissionais de qualquer área do saber — exatas, humanas ou biológicas — que chegaram a esse nível acadêmico são doutores. Isso significa que pessoas que possuam apenas a graduação são bacharéis ou licenciados — de acordo com a modalidade de seu curso.

O profissional especialista é aquele que se dedicou arduamente a um determinado assunto para dominá-lo por completo. Essa dedicação garante uma remuneração diferenciada: quanto maior o grau de conhecimento, maior tenderá a ser o salário recebido.

Sim! Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.

Ou seja, os profissionais com pós-graduação em Docência no Ensino Superior podem atuar como professores em universidades, centros universitários e faculdades privadas. Se sua meta é uma vaga de professor em uma universidade pública, a pós em Docência também pode ajudar.

De acordo com a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), alunos matriculados em qualquer curso regular de nível superior podem estagiar. Ou seja, estudantes de especialização, MBA, mestrado e doutorado também se enquadram.

O mais comum é que se respeite a ordem convencional: graduação, mestrado e, depois, o doutorado.

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.

Neurocirurgia. A Neurocirurgia é a especialidade que causa a percepção entre a maioria das pessoas, médicos e não médicos, de ser uma especialidade médica mais difícil entre as demais. Ela trata de todo o sistema nervoso central e periférico.

Falando sobre a diferença entre as duas modalidades, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.