Qual a diferença entre pós doutorado e Livre-docência?

Perguntado por: ealbuquerque9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

No nível do ensino superior, tudo começa com os cursos de graduação. Concluída a graduação, o aluno pode ingressar na pós-graduação, seja ela lato ou stricto sensu. No segundo eixo há os cursos de mestrado e doutorado. Após concluído o doutorado, há a livre docência.

A livre-docência é o mais alto grau de titulação que um acadêmico pode chegar. Ele é direcionado apenas para portadores de título de doutor. A livre-docência atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa. É um título obrigatório em algumas instituições como requisito para a candidatura a professor titular.

Artigo 82 - O título de Livre-Docente será outorgado mediante concurso público que compreenderá: I - prova escrita; II - defesa de tese ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela; III - prova pública de argüição e julgamento do Memorial; IV - avaliação didática.

Normalmente os concursos exigem que o livre-docente possua uma carreira universitária com experiência em ensino e em pesquisa, e título de doutorado, há pelo menos cinco anos, pois consideram que esse período é necessário para o amadurecimento da tese.

A livre-docência (LD) é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto apenas para portadores do título de doutor (a partir de 11 de setembro de 1976), e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa.

Para a Classe de Professor Titular:

  1. Possuir título de doutor;
  2. Ser aprovado em processo de avaliaçao de desempenho;
  3. Lograr aprovaçao de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensao, gestao academica e produçao profissional relevante, ou defesa de tese academica inédita.

A Pós em Docência no Ensino Superior te habilita a ministrar aulas em faculdades e universidades, além de ampliar os seus horizontes. Ao se especializar você dá um up na carreira e pode conciliar com outras especializações e atividades.

Como funciona a pós em Docência no Ensino Superior
O objetivo dessa pós-graduação é qualificá-los para atuar no ensino presencial e na educação a distância (EAD), garantindo os conhecimentos essenciais para o exercício da docência.

I – Professor Auxiliar; II – Professor Assistente; III – Professor Adjunto; IV – Professor Associado e V - Professor Titular.

Ao ser contratado, o docente deve exercer funções em regime de dedicação integral à docência, referente a remuneração mensal no valor de R$ 19.855,85.

São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).

Curso livre é uma modalidade de educação não-formal, destinada a proporcionar conhecimentos que possibilitem, por exemplo, qualificação profissional para o trabalho, não havendo necessidade de escolaridade anterior, inserindo-se, com base na LDB, no cenário de educação profissional de nível básico.

Professor Emérito é o título honorífico atribuído ao docente, aposentado desta Universidade, que se haja distinguido com ações relevantes e dedicação integral ao ensino, pesquisa ou extensão ao longo de sua carreira, a ser proposto pelo Conselho da Unidade Acadêmica, mediante exposição de motivos e memorial.

Na Europa o título de PhD é fornecido para os campos de medicina e direito. Assim, o título de PhD indica que o profissional tem domínio sobre um assunto. O termo PhD é mais utilizado nas universidades anglo-saxônicas. No Brasil, usualmente, o equivalente é o doutorado.

A Livre-Docência é regulada pelas Lei 5.802/72 e 6.096/74, Decreto 76.119/75 e pelo Parecer 826/78 do extinto Conselho Federal de Educação. O título atesta aos candidatos a qualidade superior na docência e na pesquisa.

A didática oferece um suporte seguro para a realização de estratégias, que visam possibilidades para uma nova reflexão-ação, atenuando os reais empecilhos impregnados no processo ensino-aprendizagem e consolidando teoria e prática no trabalho docente.

O Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos é um profissional com larga experiência acadêmica integral, envolvendo, obrigatoriamente, atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão universitária.

O professor doutor trabalha com e para os seus estudantes, inserindo-os ao máximo na vivência inicial da atividade científica. O doutor que dá aulas considera os alunos incapazes de fazer jus ao seu nível acadêmico. O professor doutor cresce junto com seus estudantes.

Existem vários tipos de professores. O professor honorário é aquele reconhecido por uma instituição de ensino, universidade ou instituto, por seus méritos de currículo para a contribuição artística, cultural e intelectual.

Qual o papel dos Professores Especialistas? Esses professores planejam e gerenciam todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem, da disciplina de sua responsabilidade, com o apoio do Tutor Presencial e do Tutor a Distância.