Qual a diferença entre população povo e nação?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Povo-> conjunto de pessoas que fazem parte de um Estado. População-> habitantes de um território. Abrange nacionais e estrangeiros. Nação-> agrupamento humano e ligado por laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos.

Povo é o conjunto de pessoas ligadas a um território pela nacionalidade. Por exemplo, o povo do Brasil inclui todos os brasileiros nascidos aqui e os nacionalizados. Já a população inclui todos as pessoas de um território, sendo elas nacionalizadas, estrangeiras, etc.

Nação, do latim natio, de natus (nascido), é uma comunidade ou sociedade estável, historicamente constituída por vontade própria de um agregado de indivíduos, com base num território, numa língua, e com aspirações materiais e espirituais comuns.

Povo é o conjunto de pessoas que compartilham uma língua, tradições e costumes, pertencendo a uma mesma nação. A nação é um agrupamento humano autônomo que possui território definido e instituições próprias.

O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

População é o conjunto de indivíduos que habitam uma determinada localidade. Os estudos populacionais são de suma importância para o planejamento territorial. População caracteriza-se pelo conjunto de indivíduos que habitam um determinado território.

Já povo é conjunto de pessoas que são oriundas de determinado local, independentemente de onde esses indivíduos vivam atualmente. Por exemplo, um brasileiro que mora nos Estados Unidos faz parte do povo brasileiro, mas não da população do Brasil.

Nação significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.

O povo pode ser considerado como sendo o conjunto dos cidadãos detentores dos mesmos direitos; a sociedade civil é constituída pelos cidadãos organizados e classificados segundo o poder dos grupos ou associações a que pertencem.

O Brasil é considerado um país populoso, pois tem um grande número de habitantes em seu território. A população absoluta brasileira é de 204 450 649 habitantes.

O Estado é estruturado política, social e juridicamente, ocupando um território definido onde, normalmente, a lei máxima é uma constituição escrita - de onde também surge a legitimação de sua atuação e existência. É dirigido por um governo que possui soberania determinada tanto interna como externamente.

O surgimento da Nação
No século 18, porém, com o advento do surgimento dos direitos de cidadania (que alterou as relações entre os governantes e governados por meio da democratização do poder, transformando os súditos em cidadãos), surge então o termo nação.

Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, sociais, culturais, econômicas, ou seja, todas as características presentes no território. Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.

FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR. Salmos 30:12.