Qual a diferença entre população e etnia?

Perguntado por: odias3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A população está associada à biologia, enquanto a etnia está associada à cultura. Em biologia, as populações são populações geneticamente distintas dentro da mesma espécie; eles normalmente têm diferenças morfológicas e genéticas relativamente pequenas.

Já o povo é constituído pelos habitantes de um território nacional que têm direitos e deveres de cidadania. Etnia é o conjunto de indivíduos que possuem a mesma história (memória, tradições, costumes) e estão inseridos em um mesmo padrão cultural, independentemente da base territorial em que se acham instalados.

Povo-> conjunto de pessoas que fazem parte de um Estado. População-> habitantes de um território. Abrange nacionais e estrangeiros. Nação-> agrupamento humano e ligado por laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos.

População é o conjunto de indivíduos que habitam uma determinada localidade. Os estudos populacionais são de suma importância para o planejamento territorial.

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.

Povo: é o conjunto de indivíduos que estão ligados a um território, chamado nacionalidade. População: são pessoas que pertencem a um determinado território.

Resposta: coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneira de agir; grupo étnico.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

Povo é a população do Estado considerada sob o aspecto puramente jurídico, sendo constituído por um grupo de pessoas entendidas em sua integração em uma ordem estatal determinada. Pode ser também compreendido como o conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis. São os súditos, os cidadãos de um mesmo Estado.

Resposta. Resposta: São 81 nações ainda existentes.

Uma população cresce quando ocorrem nascimentos e imigrações, ou seja, quando novos indivíduos são adicionados por meio da reprodução ou por meio de movimentos migratórios, que trazem novos indivíduos para o grupo. A população diminui, por sua vez, quando ocorrem mortes e emigrações.

Resumo sobre população
Pode ser classificada em população absoluta ou população relativa (densidade demográfica). A ciência que estuda as populações humanas é chamada de demografia. A população mundial supera hoje os 8 bilhões de habitantes, a maior parcela dos quais vive nos continentes asiático e africano.

A população de um país pode ser dividida de acordo com a idade em três grupos principais: Jovens (0 a 19 anos). Adultos (20 a 59 anos). Idosos (acima de 60 anos).

Chamamos de população um conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem em um local específico e em um período de tempo determinado. Se em um lugar encontramos, por exemplo, um grupo de chimpanzés, falamos que se trata de uma população.

1 povo, gente, habitantes, residentes, moradores, cidadãos, nação, sociedade, comunidade, coletividade, massa, multidão, público.

Características gerais da população
Compreende as informações sobre tamanho e estrutura (por idade e sexo), cor ou raça, distribuição da população, densidade e urbanização.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos. A população brasileira originou-se da miscigenação de vários povos.

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

O Brasil é considerado um país populoso, pois tem um grande número de habitantes em seu território. A população absoluta brasileira é de 204 450 649 habitantes.

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.