Qual a diferença entre Pois explicativo é conclusivo?

Perguntado por: emonteiro3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A conjunção POIS pode ser empregada no INÍCIO (explicativa), no MEIO (conclusiva) e no FINAL (conclusiva) da oração. POIS [conjunção explicativa] – Usa-se no INÍCIO da oração em que se justifica ideia expressa na oração anterior.

Quando pois tem um sentido conclusivo, sinônimo de portanto, a vírgula deverá ser usada antes e depois da conjunção. Deverá, pois, esperar por mim.

A conjunção pois tem valor explicativo quando liga duas orações com um valor de causa de dicto, isto é, um nexo no qual a oração introduzida por pois é utilizada como justificação da afirmação feita na oração anterior, como acontece em: (1) «Vai chover, pois tenho os ossos a doer.»

A expressão “porque”
O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.

Conjunções conclusivas exprimem a conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções conclusivas: Choveu bastante, portanto a colheita está garantida. Penso, logo existo.

Conjunções explicativas
As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado. Vem aqui, pois preciso falar com você.

Separadas por vírgulas, as orações subordinadas explicativas, como o próprio nome já indica, explicam melhor ou esclarecem o termo ao qual se referem. Exemplos: 1) O exame final, que estava muito difícil, deixou todos apreensivos.

As orações coordenadas sindéticas conclusivas são aquelas que expressam conclusões. Os conectivos que coordenam as orações conclusivas são: logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente, etc. Exemplos: São adolescentes, logo irão namorar.

4) Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

Conjunções coordenativas explicativas estabelecem relação de explicação. As principais conjunções coordenativas explicativas são “porque”, “pois”, “porquanto”. Exemplos: “Quisemos viajar porque não conseguiríamos descansar aqui em casa.”

Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.

e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.) Por Exemplo: O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus. - Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.

Significado de explicativo
Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo). Explica(r) + tivo.

Pois é classificado como uma conjunção coordenativa, que pode ter valor explicativo ou conclusivo. Como tal, esta conjunção deverá ser utilizada no início da oração coordenada, porque desempenha precisamente a função de conector, isto é, a de ligar duas orações.

d) Explicativas (ideia de explicação): pois, que, porque, porquanto.

As conjunções conclusivas típicas são: logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso entre outras.

As conjunções coordenativas conclusivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a conclusão da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções conclusivas são logo, pois, portanto e então. Há, contudo, diversas outras conjunções conclusivas.

As pesquisas explicativas buscam identificar e explicar as causas do objeto de estudo. Assim, ela é realizada com o objetivo de mostrar a realidade ao explicar o porquê das coisas.

No texto explicativo, o pesquisador busca entender o efeito de um problema, compreendendo as razões, ou seja, as causas que levam determinado fenômeno a acontecer. Para isso, a coleta de dados é realizada, buscando conteúdo de processo que já foi realizado, como artigos, textos e outros documentos.