Qual a diferença entre poesia e história?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Enquanto a história se ocupa dos acontecimentos reais, a Poesia trata das ações humanas possíveis, segundo a necessidade e a verossimilhança.

Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

Ao contrário do que parece, a poesia não é apenas um estilo literário. Ela também está presente em paisagens, objetos, fotografias e músicas, pois significa “produção artística”. Ou seja, poesia é tudo o que utiliza recursos especiais para expressar significados.

A poesia é dividida em versos que, agrupados, são chamados estrofes. As origens literárias da poesia apontam que ela nasceu para ser cantada, por isso a preocupação com a estética, a métrica e a rima. A poesia é um texto onde o autor expressa diretamente sentimentos e visões pessoais.

Tem a função de transmitir a informação de forma objetiva. Tem o foco no referente da mensagem.

A poesia é uma forma de arte que tem sido praticada por pessoas de todas as culturas e épocas. Desde os primeiros poetas da antiguidade até os dias de hoje, a poesia tem sido uma forma de expressão e reflexão sobre o mundo e as experiências humanas.

Tipos de poema

  • Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas;
  • Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias;
  • Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

Tipos de poesia

Poesia líricaÉ a forma mais tradicional de poesia e expressa sentimentos e emoções pessoais do autor
Poesia épicaRelata eventos históricos ou lendas
Poesia satíricaCrítica social ou política de forma irônica e humorística
Poesia concretaUtiliza formas visuais para criar significado, como letra e imagem

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

A gramática normativa registra a palavra poetisa para referir-se às escritoras do gênero poético, contudo podemos utilizar duas variações, poeta ou poetisa.

A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula.

Semelhanças: Tanto os poemas quanto a poesia usam a linguagem de maneira criativa para evocar emoções e transmitir significado. Tanto os poemas quanto a poesia podem ser escritos em uma variedade de estilos e gêneros.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.