Qual a diferença entre podia ou poderia?

Perguntado por: lalencastro3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Veja a explicação breve a seguir. Podia: podia refere-se a uma ação ocorrida no passado, mas que até o momento da fala não foi concluída. Se trata de um pretérito imperfeito. Poderia: nesse caso nos referimos a uma ação que acontecerá no futuro, mas depende de algo do passado.

Podia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguia, lograva, suportava, aguentava, tolerava, expunha.

pretérito mais-que-perfeito: pudera, puderas, pudera, pudéramos, pudéreis, puderam; futuro do presente: poderei, poderás, poderá, poderemos, podereis, poderão; futuro do pretérito: poderia, poderias, poderia, poderíamos, poderíeis, poderiam.

Significado de Poderia
Poderia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiria, lograria, suportaria, aguentaria, toleraria, exporia.

Verbo “poder” com significado de “ter capacidade para”:
Eu podia passar horas lendo gibis na infância.

Naquela época os estádios eram mais seguros, eu podia ir em todos os jogos do meu time. A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo: Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

1 seria capaz, conseguiria, controlaria.

1 conseguia, controlava, sabia, lograva. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Verbo - Ter força para suportar: 2 suportava, aguentava, tolerava, aturava.

Forma de substantivoEditar
"podia" é uma forma flexionada de podion. As alterações feitas aqui devem referir-se apenas à forma flexionada. "podia" é uma forma flexionada de podium.

Pode: verbo “poder” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Pôde: verbo “poder” no pretérito perfeito do indicativo.

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.

A gente ou nós? As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.

A forma correta de escrita é podia de acordo com a Língua Portuguesa. Podia é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo poder.

Terceira pessoa do singular do futuro do conjuntivo do verbo poder. Primeira pessoa do singular do futuro do conjuntivo do verbo poder.

Na escrita, as expressões por favor, por gentileza, por obséquio são seguidas ou precedidas de vírgula e, se queremos enfatizar a expressão polida, ficam entre vírgulas: “Por favor, venha aqui”, “Entre, por gentileza” e “Peço-lhe, por obséquio, não comentar nada disso”.

verbo transitivo direto e intransitivo Possuir a capacidade ou a oportunidade de: podemos fazer o trabalho; mais pode o tempo que a pressa.

substantivo Ação de poder, de conseguir, de ter capacidade ou oportunidade para realizar alguma coisa; conseguido: queria ter podido estudar mais; é triste que eles não tenham podido acabar com a guerra.

Ter a possibilidade de fazer algo, ter poder para realizar algo. Uma dor assim, se tivesse podido prevê-la saberia suportá-la.