Qual a diferença entre pneu 175 70 e 185 70?

Perguntado por: salves7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Se você fizer essa conta para os dois tipos de pneus, verá que o pneu 185/70 13 é 7 milímetros mais alto do que o pneu 175/70 13.

Se você tem opção de colocar um pneu mais estreito ou mais largo, o mais largo dá um visual mais bonito para o carro e o torna mais estável. Em compensação, é maior o atrito do pneu com o piso, e quem tem que vencer esse atrito a mais é combustível a menos no tanque.

"Lado a lado" não há diferença alguma de altura entre o 175/65 e o 185/60, sendo que o perfil 65 (ou o 60) é equivalente a 65% e 60% da medida da largura, respectivamente.

Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

Se você fizer essa conta para os dois tipos de pneus, verá que o pneu 185/70 13 é 7 milímetros mais alto do que o pneu 175/70 13.

Pode colocar dois pneus de medidas diferentes? Com certeza deixar medidas diferentes dos pneus do seu carro não é adequado. Isso porque pode influenciar o desempenho do veículo nas curvas, no consumo e até mesmo no funcionamento do freio ABS.

O primeiro número 185, indica a largura da banda de rodagem. O 70 significa a altura da seção do pneu – que nesse caso é 70% da medida da largura nominal do pneu. Em seguida, vem a letra R, que é do tipo de construção, que neste exemplo que demos é a radial.

Pneus dianteiros e traseiros têm calibragens diferentes — lembre-se de observar isso. Um pneu murcho, por exemplo, irá aumentar a força de arrasto, exigindo mais do motor, e consequentemente, aumentando o consumo de combustível.

Uma das principais vantagens dos pneus mais largos é que eles geram maior aderência no asfalto. A questão é lógica aqui: quanto maior a superfície da banda de rodagem, maior é a área de contato do pneu com o asfalto. Quanto maior o contato do pneu com o asfalto, maior é a aderência e estabilidade ao dirigir.

Como os eixos vão ficar com pneus de medidas distintas, a troca não é adequada. E o problema nem é a mudança das medidas, já que o perímetro do pneu 175/70 fica dentro da tolerância de até 3% de mudança recomendada pelas fabricantes. O que não pode é deixar pneus de tamanhos diferentes em cada eixo.

Conforme o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu.

Lei proíbe tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu (Foto: Milene Rios/G1) A mudança de componentes, como rodas, por motivos estéticos pode exigir ajustes no automóvel para não comprometer o desempenho.

175 - Largura do pneu em milímetros. Neste caso, este pneu tem a largura de 175 mm, ou 17 centímetros e meio. 70 - Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...

Pneus novos devem ser colocados na traseira
Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.

Conheça as marcas dos melhores pneus nacionais

  • Bridgestone.
  • Continental.
  • Firestone.
  • Goodyear.
  • Michelin.
  • Pirelli.