Qual a diferença entre pneu 175 65 para 175 70?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Olha, Alexander, você pode colocar o pneu 175/65 no lugar do 175/70, mas várias coisas vão se alterar no seu carro. Em primeiro lugar, ele vai ficar mais baixo, melhorando a estabilidade. Em contrapartida, o pneu tem perfil mais baixo, tornando o carro mais duro, absorvendo menos as imperfeições do piso.

Conforme o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu.

Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm. Em resumo, nessa troca você terá um ganho de 7 mm apenas. É importante ressaltar que o pneu maior também é mais pesado e assim exigirá maior esforço do motor, o que pode interferir no consumo de combustível.

Pode colocar dois pneus de medidas diferentes? Com certeza deixar medidas diferentes dos pneus do seu carro não é adequado. Isso porque pode influenciar o desempenho do veículo nas curvas, no consumo e até mesmo no funcionamento do freio ABS.

Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.

Se você tem opção de colocar um pneu mais estreito ou mais largo, o mais largo dá um visual mais bonito para o carro e o torna mais estável. Em compensação, é maior o atrito do pneu com o piso, e quem tem que vencer esse atrito a mais é combustível a menos no tanque.

Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível. Por outro lado, um carro com pneu menor gera menos gasto. O tamanho e o peso são condições que interferem diretamente nesse consumo.

No caso da medida ser 175/70R13, a pressão terá de ser 27/29 libras sem carga e de 28/30 libras com carga. Para os pneus 175/65R14, a pressão adequada é de 28/29 libras sem carga e 28/30 libras com cargas.

O que você faz? Neste caso, a recomendação é não comprar um único pneu de marca diferente. Agora, se você fosse trocar os dois pneus dianteiros ou dois traseiros, sem problemas. Utilizar pneus diferentes entre si no eixo dianteiro ou no eixo traseiro pode acarretar problemas como a perda de estabilidade do veículo.

O pneu 175/65R14 82T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

175 - Largura do pneu em milímetros. Neste caso, este pneu tem a largura de 175 mm, ou 17 centímetros e meio. 70 - Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu.

Dessa maneira, você pode utilizar o pneu 175 70 r13 para Celta, por ser mais largo, ele terá uma maior área de contato com o solo, o que dará mais aderência, estabilidade e segurança.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

De acordo com Edson Orikassa, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), colocar um pneu mais largo e com aro maior atrás não é proibido, mas não melhora o desempenho de carros comuns.

Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.

Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.