Qual a diferença entre platibanda e beiral?

Perguntado por: aespinosa6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O beiral oferece um ar mais tradicional e rústico à edificação, enquanto a platibanda é mais moderna e limpa. No quesito do tipo de cobertura, normalmente a platibanda é usada quando há laje, telhado de fibrocimento ou metálico. Por outro lado, o beiral é mais usado quando o telhado é do tipo colonial.

A platibanda é uma espécie de mureta vertical como se fosse um prolongamento das paredes da casa que esconde o telhado, colocada ao redor de toda fachada. Quando você olha para uma casa e vê uma parede uniforme e reta do teto ao chão, a parte superior tem o acabamento com platibanda.

Na construção ou reforma de uma edificação, a escolha de beiral ou platibanda não tem a ver apenas com estética.

Tamanho do beiral
Em casas, recomenda-se adotar 80 cm de beiral. Caso se desejar fazer maior, deve-se atentar a alguns códigos municipais de obras no requisito área construída, que é toda área recoberta por telhado, exceto beirais, até um limite de largura, que pode ser de 1,00 m ou valores em torno.

Em algumas cidades, o beiral pode ter 1 m, em outras 0,60 m, até aquelas em que é considerado área construída. Em São Paulo, estão liberados beirais com até 1,20 m”, informa Marin.

O beiral pode ser feito de dois tipos. Um, é quando o avanço do beiral é feito pela laje, chamado balanço. Esse tipo de beiral pode ser utilizado tanto no telhado embutido quanto no telhado aparente. O outro é quando o avanço do beiral é feito pelo próprio telhado.

considerou os esforços os pisos que você vai ver no beiral. sim você pode construir.

Beiral só deve ser considerado como área construída quando tiver largura acima de 1 metro.

A platibanda pode ser de um material acompanhando o restante da construção, que pode ser de alvenaria, blocos cerâmicos, de concreto, ou até mesmo de material metálico. Alguns prédios comerciais possuem platibanda de pré-moldado.

A principal função dessa cobertura é esconder telhados, calhas e caixa d'água. Dessa forma, serve como um acabamento para embutir o telhado. A platibanda também serve para reduzir os custos com a construção do telhado embutido já que utiliza menos madeira na obra, por exemplo!

Embora o custo do telhado seja mais barato, há outros custos, como por exemplo, o uso de calhas e construção de platibandas para esconder o telhado.

As platibandas podem ser construídas com diferentes materiais, acompanhando o restante da vedação. Em edificações residenciais, normalmente utiliza-se alvenaria (cerâmica ou de concreto). Em edifícios comerciais, as platibandas podem ser construídas também com telhas trapezoidais e pré-moldados de concreto.

- beirais sem calha: máximo 40 cm e mínimo 25 cm; - beirais com calha: máximo 25 cm e mínimo 10 cm.

Um alpendre ou marquise é um tipo de varanda que cria uma linha divisória muito clara entre os espaços interiores e exteriores de uma casa, protegendo-a dos efeitos diretos da radiação solar e da chuva. Geralmente é entendido como a faixa pavimentada sobre a qual são avançados os beirais do telhado que cobrem a casa.

80 cm

A altura mínima da platibanda é de 80 cm. Isso porque, a altura da platibanda deve ser proporcional à inclinação do telhado. Logo, sabendo que a inclinação é de 10% e tomando como exemplo um telhado de 5 m de largura, a inclinação deve ser de 50 cm.

Pingadeira é um acabamento que evita que a água da chuva escorra pelas paredes, peitoris de janelas e muros de uma construção. Ela pode ser feita de diversos materiais e também tem função estética. O que é pingadeira? A pingadeira para muro ajuda a evitar a deterioração e evita manchas na parede.

A grosso modo uma laje impermeabilizada tende a ser mais barata. No entanto, se para sua implantação houver a demanda de estruturas mais robustas, o telhado deve voltar a ser cogitado. Da mesma forma, um telhado mais sofisticado, com muitos recortes e muitas águas, certamente custará muito mais que uma laje plana.

Qual a finalidade de uma calha de beiral? A calha de beiral é uma das melhores opções para quem está construindo ou reformando. Ela deve ser instalada na parte do telhado que ultrapassa a linha parede, fazendo assim a sua construção muito mais resistente à danos por infiltrações.

O telhado embutido — comum em casas e empresas — é uma cobertura feita com telhas que não ficam aparentes. São dispostas de forma que fiquem “escondidas” por uma estrutura, chamada de platibanda. Visualmente, é como se houvesse uma “parede” ou “viga” na frente do telhado.

Tipos de cumeeiras
Shed é um termo inglês que significa alpendre. No Brasil é usado para descrever telhados em forma de serra. É muito usado na construção de fábricas e galpões. A cumeeira shed lisa é aplicada na junção da estrutura lateral com o telhado.