Qual a diferença entre Plasil e Bromoprida?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A principal ação da bromoprida está relacionada ao bloqueio dos receptores da dopamina no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal, de forma semelhante ao que faz a metoclopramida, mais conhecida pelo nome comercial Plasil.

De fato, a bromoprida e a metoclopramida são substâncias quase idênticas, partilhando o mesmo mecanismo de ação e os efeitos colaterais.

Bromoprida está indicado para:
Náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos).

Você não deve utilizar bromoprida se for alérgico a este medicamento. Não use bromoprida nos casos de: obstrução intestinal, hemorragia, perfuração do estômago ou intestino, epilepsia ou caso seja portador de tumor da glândula supra-renal (feocromocitoma).

Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 1 ano. O uso de bromoprida deve ser cauteloso em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma (aumento da pressão intraocular), diabetes, doença de Parkinson, insuficiência dos rins e pressão alta.

Por sua vez, a bromoprida, ao bloquear receptores D2 centrais, provocou acentuação do estado hipodopaminérgico central, atuando como agente desencadeante da acatisia.

O Dramin é o mesmo que Plasil, por exemplo, se pensarmos nesse sentido. Eles possuem substâncias diferentes, mas tratam os mesmos sintomas. Vale lembrar que a automedicação não é indicada, portanto, antes de utilizar estes ou qualquer outro medicamento, procure um médico.

O cloridrato de metoclopramida, mais conhecido pelo nome comercial Plasil® ou Primperan®, é um fármaco que age estimulando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico, nos paciente com quadro de náuseas e vômitos e nos diabéticos com gastroparesia (esvaziamento lento do estômago) ...

O sucesso financeiro do Vonau Flash se por duas características marcantes: ele não dá sono e se dissolve na boca. Assim, a absorção é mais rápida do que os comprimidos que precisamos engolir, afirma o professor Humberto Gomes Ferraz, farmacêutico responsável pelo desenvolvimento do medicamento.

A bromoprida, também conhecida pelo nome comercial Digesan, é um fármaco que age estimulando a motricidade gástrica e acelerando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico e para os paciente com quadro de náuseas e vômitos.

Cada gota contém 0,17 mg de bromoprida. Excipientes: metilparabeno, propilparabeno, sucralose, metabissulfito de sódio, edetato dissódico di-hidratado, ácido clorídrico, água deionizada e hidróxido de sódio.

Posologia: Bromoprida: 1 a 2 gotas por quilo de peso, três vezes ao dia. Não há estudos dos efeitos de bromoprida administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina.

A ação da bromoprida se inicia imediatamente após administração EV (solução injetável), 30 minutos após administração IM (solução injetável) e 1 a 2 horas após administração por VO (comprimido ou cápsula). Biodisponibilidade oral: 54% a 74%. Biodisponibilidade via intramuscular: 78%. VO: 2h30min a 3h.

Os comprimidos de bromoprida devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, com auxílio de líquido, conforme orientação do médico. Tomar um comprimido (10mg) de 12h-12h ou de 8h-8h, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de seis comprimidos (60mg).

Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos. A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.

Bromoprida cápsulas deve ser ingerido com líquido, por via oral. Bromoprida cápsulas: tomar 1 cápsula de 12/12 horas ou de 8/8 horas, conforme orientação médica (dose máxima 60 mg/dia).

Sintomas 1 de superdosagem podem incluir sonolência, desorientação e reações extrapiramidais. Nesses casos deve-se proceder ao tratamento sintomático 2 habitual, utilizando-se terapia de suporte com drogas anticolinérgicas ou antiparkinsonianas e anti-histamínicos com propriedades anticolinérgicas.

Como o Plasil Comprimido funciona? A metoclopramida, substância ativa de Plasil é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.

Digesan Pediátrico 4mg/ml Sanofi Gotas 20ml é indicado para tratar distúrbios no estômago e no intestino, como refluxo, náuseas e vômitos de diferentes origens, como metabólica, infecciosa, pós cirúrgica ou medicamentosa. Também usado na facilitação de exames radiológicos do trato gastrintestinal.