Qual a diferença entre plafon e luminária?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

O plafon é aquele tipo de luminária que é instalada bem próxima ao teto, no centro. Dá pra encaixar no forro de gesso, se você preferir destacar apenas a iluminação e não a peça em si. O plafon pode oferecer luz direta ou indiretamente, e isso vai depender da estrutura que cobre a lâmpada.

O plafon é uma ótima forma de iluminação direta ou indireta. Na iluminação indireta, a lâmpada irradia em direção ao teto, a luz reflete e se difunde sobre a área de forma amena. Esse tipo de iluminação é indicada para quartos e sala de estar.

Plafon de Embutir
Este painel possui presilhas para fixação em teto de fundo falso (forro de gesso, pvc e madeira). Sendo assim a luminária fica bem rente ao teto, causando o mínimo de interferência na estética do ambiente. Quando acessa, você vê apenas a fonte de luz que parte do teto, como se fosse um sol.

Qual o melhor painel de LED? O Plafon LED de 25w pode iluminar qualquer ambiente, pois é equivalente a uma lâmpada incandescente de 250w e uma lâmpada fluorescente de 75w. Com isso, além de economizar na conta de luz no final do mês, você também proporciona maior luminosidade e requinte ao ambiente.

A previsão da vida útil dessas alternativas depende de diversos fatores, embora seja de conhecimento geral que elas são produzidas para durarem de 25 mil a 50 mil horas — aliás, um tempo incrível em relação aos outros tipos de iluminação.

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m².

Ela ilumina 1400 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 14m² .

Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

O plafon de luz indireta é o meu modelo preferido para a iluminação geral de quartos. Porque ninguém merece deitar na cama pra relaxar e ficar com luz batendo nos olhos. Na sala prefira um plafon com luz difusa direta e no quarto um plafon com luz indireta.

Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento).

A luminária de sobrepor
Ela é parafusada na caixa de luz diretamente na laje, ficando para fora e escondendo totalmente o ponto e a fiação. É importante sempre utilizar os parafusos indicados pelo fabricante, que suportam o peso da luminária.

Independente da aplicação – seja em ambientes residenciais ou comerciais e até mesmo industriais -, a maioria das lâmpadas LED apresentam durabilidade de 25 mil horas, quando submetidas a condições normais de operação.

50.000 horas

Prever a vida útil do LED depende de vários fatores, mas, geralmente, lâmpadas LED de boa qualidade são produzidas para durar cerca de 50.000 horas (uma durabilidade muito superior comparada às lâmpadas convencionais).

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor.

Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

Ela ilumina 850 lumens com apenas 12W de consumo, sendo ideal para locais de até 8m² ou para corrigir pontos de sombra.