Qual a diferença entre perífrase é metonímia?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

A perífrase distingue-se da metonímia, na medida em que esta procura uma expressão mais breve e condensada, enquanto a perífrase é mais analítica e, logo, mais longa. Não obstante, a perífrase poderá ser um tipo de sinédoque (e, logo, um tipo de metonímia).

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

pe·rí·fra·se se. [ Gramática ] Grupo verbal composto por um verbo auxiliar ou semiauxiliar e um verbo principal, geralmente no infinitivo, no gerúndio ou no particípio passado.

Também se chama paráfrase a uma tradução livre ou desenvolvida. A perífrase é um processo que consiste em exprimir por muitas palavras o que se poderia dizer em poucas ou numa só.

As locuções verbais, também chamadas de perífrases verbais, desempenham o papel equivalente a um verbo único na frase. São compostas por um verbo principal em um das suas formas nominais + um verbo auxiliar.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Este processo ocorre quando uma palavra de significação lexical passa a ser activada como uma palavra de significação gramatical [fornecendo a informação gramatical de pessoa, número, tempo, modo e aspecto]. Exemplo: Verbo andar com significação lexical: d) «Ando todos os dias 10 km.»

A hipérbole é uma figura de linguagem muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente. Seu uso é muito frequente em obras artísticas, como em músicas, poesias e filmes, já que é, também, muito vista na linguagem informal.

A parte pelo todo (ou o todo pela parte); A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe); O singular pelo plural (ou o plural pelo singular).

A metonímia possui duas variações: antonomásia, que toca uma expressão ou palavra por outro nome que tenha algum tipo de relação entre si. E a metalepse, que substitui o termo antecedente pelo consequente.

Antonomásia
Trata-se de um tipo de metonímia. Nesse caso, ocorre a substituição de um nome de pessoa por um conjunto de palavras que a caracteriza.

A antonomásia, ou perífrase, é uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por uma característica que ela possui.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Exemplos de paráfrase

  1. Antes com fome do que cheio de comida insípida. (Paráfrase de "Antes só do que mal acompanhado.")
  2. Político que promete não cumpre. ...
  3. De depósito em depósito, a conta fica cheia de dinheiro. ...
  4. De professora e enfermeira toda mãe tem um pouco. ...
  5. A professora ajuda quem muito estuda.

Assim, existem dois tipos de paráfrase: a paráfrase criativa e a reprodutiva. A criativa trata-se daquela em que se faz um novo texto a partir de outro. Já a paráfrase reprodutiva é quando se usa o texto original e apenas trocam-se algumas palavras (a reelaboração de sentenças sem a cópia total).

substantivo feminino Interpretação de um texto através das próprias palavras, de modo a manter o mesmo pensamento do original.

Note que a perífrase é também chamada de circunlóquio uma vez que apresenta um pensamento de modo indireto, com rodeios. Do grego, a palavra “períphrasis” significa o ato de falar em círculos. Outras figuras de palavras são: metáfora, metonímia, comparação, catacrese e sinestesia.

Usos da Perífrase Verbal de Futuro
Para descrever uma ação que vai se realizar imediatamente. Exemplo: Ahora voy a ordenar las carpetas. (Agora vou organizar as pastas.)

Ela indica que alguma ação acontece um pouco depois e com certeza após o tempo que o verbo IR aponta. A mais importante de todas é a Perífrasis de Futuro, também chamada de Futuro Próximo, e sua estrutura é: Ir (en Presente de Indicativo) + preposición A + Infinitivo.

No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas.