Qual a diferença entre perífrase é metonímia?
A perífrase distingue-se da metonímia, na medida em que esta procura uma expressão mais breve e condensada, enquanto a perífrase é mais analítica e, logo, mais longa. Não obstante, a perífrase poderá ser um tipo de sinédoque (e, logo, um tipo de metonímia).
O que é uma metonímia exemplos?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
Qual o significado de perífrases?
pe·rí·fra·se se. [ Gramática ] Grupo verbal composto por um verbo auxiliar ou semiauxiliar e um verbo principal, geralmente no infinitivo, no gerúndio ou no particípio passado.
Qual a diferença entre perífrase e paráfrase?
Também se chama paráfrase a uma tradução livre ou desenvolvida. A perífrase é um processo que consiste em exprimir por muitas palavras o que se poderia dizer em poucas ou numa só.
O que é utilizado em perífrases verbais?
As locuções verbais, também chamadas de perífrases verbais, desempenham o papel equivalente a um verbo único na frase. São compostas por um verbo principal em um das suas formas nominais + um verbo auxiliar.
Qual a diferença entre pleonasmo é pleonasmo vicioso?
O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
Como formamos uma perífrase verbal?
Este processo ocorre quando uma palavra de significação lexical passa a ser activada como uma palavra de significação gramatical [fornecendo a informação gramatical de pessoa, número, tempo, modo e aspecto]. Exemplo: Verbo andar com significação lexical: d) «Ando todos os dias 10 km.»
Para que serve a hipérbole?
A hipérbole é uma figura de linguagem muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente. Seu uso é muito frequente em obras artísticas, como em músicas, poesias e filmes, já que é, também, muito vista na linguagem informal.
Quais são os três tipos de metonímia?
A parte pelo todo (ou o todo pela parte); A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe); O singular pelo plural (ou o plural pelo singular).
Como classificar metonímia?
A metonímia possui duas variações: antonomásia, que toca uma expressão ou palavra por outro nome que tenha algum tipo de relação entre si. E a metalepse, que substitui o termo antecedente pelo consequente.
Que outro nome recebe a metonímia?
Antonomásia
Trata-se de um tipo de metonímia. Nesse caso, ocorre a substituição de um nome de pessoa por um conjunto de palavras que a caracteriza.
O que é perífrase e antonomásia?
A antonomásia, ou perífrase, é uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por uma característica que ela possui.
Como identificar uma antítese?
Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.
Como fazer paráfrase exemplos?
Exemplos de paráfrase
- Antes com fome do que cheio de comida insípida. (Paráfrase de "Antes só do que mal acompanhado.")
- Político que promete não cumpre. ...
- De depósito em depósito, a conta fica cheia de dinheiro. ...
- De professora e enfermeira toda mãe tem um pouco. ...
- A professora ajuda quem muito estuda.
Quais são os dois tipos de paráfrase?
Assim, existem dois tipos de paráfrase: a paráfrase criativa e a reprodutiva. A criativa trata-se daquela em que se faz um novo texto a partir de outro. Já a paráfrase reprodutiva é quando se usa o texto original e apenas trocam-se algumas palavras (a reelaboração de sentenças sem a cópia total).
Que tipo de substantivo e paráfrase?
substantivo feminino Interpretação de um texto através das próprias palavras, de modo a manter o mesmo pensamento do original.
Quais são os tipos de perífrase?
Note que a perífrase é também chamada de circunlóquio uma vez que apresenta um pensamento de modo indireto, com rodeios. Do grego, a palavra “períphrasis” significa o ato de falar em círculos. Outras figuras de palavras são: metáfora, metonímia, comparação, catacrese e sinestesia.
O que é perífrasis de futuro exemplos?
Usos da Perífrase Verbal de Futuro
– Para descrever uma ação que vai se realizar imediatamente. Exemplo: Ahora voy a ordenar las carpetas. (Agora vou organizar as pastas.)
O que é uma perífrase de futuro?
Ela indica que alguma ação acontece um pouco depois e com certeza após o tempo que o verbo IR aponta. A mais importante de todas é a Perífrasis de Futuro, também chamada de Futuro Próximo, e sua estrutura é: Ir (en Presente de Indicativo) + preposición A + Infinitivo.
O que é Anafora é um exemplo?
No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas.