Qual a diferença entre performance e desempenho?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 18 de maio de 2023
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De acordo com esses significados, podemos entender: desempenho é a execução, é o cumprimento das atividades e performance é o resultado do cumprimento da atividade.

A palavra desempenho está diretamente relacionada à ação, aos resultados dessa ação e ao sucesso desses resultados comparados a um padrão. Ou seja, o desempenho condiz com o potencial de criação de valor em um determinado prazo.

Vem do inglês “performance”. Significa atuação; desempenho. Por não ser comum na língua portuguesa, muitos falantes omitem a sílaba “man” ao pronunciarem a palavra e dizem “performace”. Porém, a forma correta é performance.

1 performance, atuação, ação, comportamento, conduta, desempenhamento.

Objetivos de desempenho são metas individuais ou em grupo colocadas aos colaboradores por seus superiores em uma determinada organização empresarial. Eles são muito importantes, pois os gestores conseguem avaliar a produtividade, engajamento e satisfação dos funcionários, além do grau de eficiência da companhia.

5 indicadores de gestão da qualidade para acompanhar

  • Indicador de eficiência. O indicador de eficiência permite que sejam detectados desperdícios de recursos que reduzirão sua produtividade. ...
  • Indicador de Segurança/Qualidade. ...
  • Indicador de Eficácia. ...
  • Indicador de Efetividade. ...
  • Indicador de Atendimento.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo RH, mais especificamente pela área de gestão de pessoas, para mensurar a performance das pessoas colaboradoras ou áreas de uma empresa. Ela pode ser realizada periodicamente, de acordo com as necessidades da organização.

O desempenho no trabalho se trata do comportamento que um trabalhador tem ao executar as atividades que o correspondem. Desta forma, se considera se a pessoa é adequada ou não para a posição atribuída.

O que escrever na avaliação de desempenho individual?

  1. Metas (pessoais ou atribuídas)
  2. Realizações desde a última autoavaliação.
  3. Insights sobre produtividade.
  4. Melhorias desde a última avaliação de desempenho individual.
  5. Plano de crescimento ou PDI.
  6. Fit cultural.

Os indicadores de desempenho são muitos, e auxiliam na metrificação e quantificação dos processos da empresa de acordo com seus objetivos. Escolher bem os indicadores é definitivo para que a gestão identifique variáveis importantes e aumente seu potencial de projetar o futuro.

Com esses significados, entendemos que desempenho é a execução, o cumprimento das atividades, e performance é o resultado do cumprimento da atividade. Mesmo consideradas sinônimos, no mundo corporativo elas possuem sentidos diferentes, principalmente para os profissionais de Recursos Humanos.

A performance corporativa se refere ao desempenho de determinada empresa no mercado, sua capacidade de alcançar resultados e também de se destacar da concorrência. Nesse sentido, cabe ao gestor, por meio de certas técnicas, arquitetar uma administração de alta performance.

Características de pessoas de alta performance
inteligência emocional. potencial para inovação. facilidade de aprendizado. capacidade de adaptação.

A performance empresarial é a efetividade do desempenho das estratégias criadas e implementadas dentro de uma empresa, normalmente mensurado por dados.

O desempenho escolar é compreendido como a competência adquirida no processo ensino-aprendizagem, que permite a expressão de estudantes quanto ao conhecimento obtido nesse percurso.

Resumindo, empenho é o processo, e, desempenho é o resultado alcançado. Portanto, não perca o foco em ter atenção em detectar no que precisa melhorar. Busque pautar as suas atividades no bom senso dentro dos critérios de prioridade e impacto na entrega.

Indicadores de desempenho constituem o conjunto de medidas que uma empresa usa para avaliar sua performance ao longo do tempo. Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.

O desempenho operacional consiste nos serviços e processos de produção de uma empresa, bem como as medidas tomadas para sua constante melhoria. Ou seja, a avaliação e aperfeiçoamento das práticas que giram em torno daquela produção, em busca de um padrão de qualidade.