Qual a diferença entre perfil comportamental e personalidade?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Basicamente, personalidade é aquilo que você é, formada principalmente pelos seus valores e sua visão de mundo, enquanto comportamento é o que você faz, ou seja, como a sua essência impacta em suas ações. Nesse sentido, não se pode mudar quem se é, mas é possível alterar a forma com a qual se comporta.

De modo geral, o perfil comportamental traduz a personalidade do profissional em um balanço com suas hard skills e soft skills, e traçar a sua carreira de acordo com esses elementos traz vários benefícios para ele e também para a organização.

Existem 4 tipos de perfis comportamentais: o comunicador, o analista, o planejador e o executor.

Os 5 fatores de personalidade

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

Os 4 temperamentos humanos são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.

Na realidade, o teste comportamental é um meio de avaliar candidatos considerando as particularidades de cada pessoa de maneira bem técnica, prática e objetiva.

  1. a personalidade;
  2. os tipos de reações em determinadas situações;
  3. os valores da pessoa;
  4. os talentos que ela apresenta;
  5. as suas outras experiências de trabalho.

Por meio do perfil comportamental fica mais fácil identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga, além de saber como ele reagirá diante de várias situações — pensando no entendimento da equipe, compreendendo os perfis que se encaixam em cada setor.

Relativo ao comportamento. Origem etimológica:comportamento + -al.

São eles: comunicador, executor, planejador e analista. Mais do que simples testes de internet, esses perfis são classificados após uma metodologia já comprovada. O índice de precisão é de 97%.

Nenhum ser humano, nem tampouco algum outro animal, se comporta de forma programada ou totalmente determinada por seus genes, que se perpetuam de geração em geração. Todo comportamento, assim como toda característica biológica, é produto de uma complexa rede de fatores genéticos e não genéticos.

Entre todos os Perfis Comportamentais, o Comunicador é quem, de fato, possui mais facilidade para se relacionar, criando e mantendo uma ótima rede de contatos. Some a isso o fato de esse perfil ser ótimo nos quesitos persuasão, otimismo e entusiasmo e entenderá por que ele se encaixa perfeitamente em um time de vendas.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Traços centrais
Em suma, são os principais adjetivos que você pode usar para descrever a personalidade de outra pessoa. Termos como: “criativo“, “honesto”, “tímido” e “tranquilo” são considerados exemplos de traços centrais.

Segundo o filósofo Platão; quais são os 3 tipos de caráter que moldam as almas das pessoas

  • Caráter concupiscível.
  • Caráter irascível.
  • Caráter racional.

Na nossa listagem acima, você pode ter reparado que a personalidade ISFJ – O Defensor não apareceu. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, este é o tipo mais comum, sendo aproximadamente 13% da população mundial.

Ao todo, a teoria de Jung apresenta oito tipos de personalidade:

  • Reflexivo extrovertido. ...
  • Reflexivo introvertido. ...
  • Sentimental extrovertido. ...
  • Sentimental introvertido. ...
  • Perceptivo extrovertido. ...
  • Perceptivo introvertido. ...
  • Intuitivo extrovertido. ...
  • Intuitivo introvertido.

metodologia DISC

A metodologia DISC é um dos tipos de testes comportamentais mais conhecidos e utilizados. Foi criada na década de 1920, pelo psicólogo William Moulton Marston, e avalia o comportamento que as pessoas têm em determinado ambiente.

A entrevista comportamental traça os perfis comportamentais dos profissionais para o momento de diferenciação dos candidatos. Ela ajuda o recrutador a avaliar competências a partir de perguntas que colocam situações práticas para os entrevistados.

A seguir, acompanhe algumas dicas de como realizar uma entrevista comportamental!

  1. Mapeie habilidades e competências fundamentais. ...
  2. Considere situação da empresa. ...
  3. Estruture as perguntas. ...
  4. Utilize testes técnicos.