Qual a diferença entre pentecostal e neopentecostal?

Perguntado por: harruda . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Uma diferença importante dos neopentecostais é que eles rejeitam o ritual pentecostal de falar em línguas diferentes, em que o fiel é supostamente possuído pelo espírito e se expressa de forma incompreensível ou em outro idioma.

Neopentecostalismo é o resultado da transformação e readaptação das igrejas pentecostais que veio à tona no final da década de setenta do século passado, e que hoje se faz presente nas mais diversas áreas do contexto nacional, da mídia ao cenário político.

Neopentecostal: O neopentecostalismo deriva da chamada 3ª onda do movimento pentecostal, sendo regido pelo princípio da Doutrina da Prosperidade, que estabelece que uma vida medíocre do cristão é um indício de falta de fé.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

Algumas das principais diferenças entre a igreja Pentecostal e Batista é que a Pentecostal acredita que o dom de línguas é para qualquer pessoa que tem o Espírito Santo, enquanto os Batistas acreditam que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom que deve ser usado para a edificação da Igreja.

O neopentecostalismo, também denominado pseudopentecostalismo, tem seu início nas décadas de 1970 e 1980.

Há uma interessante reportagem na Folha de hoje sobre o número de pentecostais — na verdade, neopentecostais — no Brasil: eles seriam 24 milhões, embora bem minoritários quando se consideram os 138 milhões de católicos.

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

5 As religiões evangélicas chamadas de não-pentecostais ou históricas compreendem, no Brasil, sobretudo as seguintes denominações: Igrejas Batista, Episcopal, Luterana, Metodista e Presbiteriana.

Esse movimento ocorreu na Ásia menor, atual Turquia, numa região chamada Frigia, e o fundador foi o profeta cristão Montano, que se considerava o porta-voz do Espírito Santo, e anunciou para breve o fim do mundo.

Foi criada oficialmente em 1999 pelo apóstolo Rina, apelido de Rinaldo Seixas Pereira. Surfista, ele teve uma experiência pessoal com Deus após uma crise hepática que foi o embrião da criação da igreja. Com forte apelo ao público jovem, a Bola de Neve Church tem hoje mais de 400 igrejas no Brasil e em outros 25 países.

Como doutrina, os pentecostais em sua teologia compreendem que Deus é uma verdade inquestionável, que não necessita de comprovação e que as Escrituras são a única fonte confiável. Assim, entendendo que toda a sua teologia enfatiza a experiência pessoal do cristão, fundamentada na Palavra de Deus.

Foi o evangelista batista Kennet Hagin quem liderou o movimento de Confissão Positiva, ele plagiou de forma extensa vários escritos de Kenyon. Esta doutrina surgiu na década de 1940, fortalecendo-se durante os anos 60 e 70. Reúne crenças sobre poder e cura, prosperidade e poder da fé.

No documento "Lumen Gentium", promulgado pelo concílio em 1964, firmou-se a posição de que "a verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica".

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

A fé pentecostal, é uma vertente do cristianismo protestante que acredita na contemporaneidade dos dons espirituais descritos em Romanos 12, 1 Coríntios 12 e 14 e Efésios 4, além de toda literalidade de relatos milagrosos e sobrenaturais descritos na Bíblia com a possibilidade de experiência para a atualidade.

Agora, o espaço das pastoras tende a aumentar. Em 22 de janeiro, a OPBB aprovou o ingresso de mulheres na entidade.

As igrejas reformadas destacam-se por seus teólogos, não por seus 'santos' ou evangelistas. Nós nos orgulhamos de nossas confissões e catecismos, de nossa sólida teologia e pura doutrina. Por outro lado, os grupos carismáticos e pentecostais gabam-se das curas e das experiências de êxtase.

O que é a Igreja Católica Apostólica Romana:
A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".