Qual a diferença entre pentecostais e reformados?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

As igrejas reformadas destacam-se por seus teólogos, não por seus 'santos' ou evangelistas. Nós nos orgulhamos de nossas confissões e catecismos, de nossa sólida teologia e pura doutrina. Por outro lado, os grupos carismáticos e pentecostais gabam-se das curas e das experiências de êxtase.

Na linguagem comum e mais generalizada, são chamadas de "Igrejas reformadas" as comunidades religiosas cristãs não católicas que remontam, de uma forma ou de outra, à Reforma iniciada com as posições e as teses de Martinho Lutero (31 de outubro de 1517) [1].

A fé pentecostal, é uma vertente do cristianismo protestante que acredita na contemporaneidade dos dons espirituais descritos em Romanos 12, 1 Coríntios 12 e 14 e Efésios 4, além de toda literalidade de relatos milagrosos e sobrenaturais descritos na Bíblia com a possibilidade de experiência para a atualidade.

Em primeiro lugar, ser reformado é ser crente (fide) em Cristo (Christus), salvo pela graça (gratia), amante das Escrituras (Scriptura) e viver de maneira que agrade a Deus (Deo Gloria).

Entre as igrejas desta vertente estão: Universal do Reino de Deus (1977, RJ), Internacional da Graça de Deus (1980, RJ), Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, GO), Renascer em Cristo (1986, SP) e Igreja Mundial do Poder de Deus (1998, SP).

Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante.

Reforma Protestante
A Reforma teve como principal percussor Martinho Lutero, teólogo alemão, que insatisfeito com as práticas adotadas pela Igreja e pela doutrina que ela exercia criou 95 teses. Entre outras coisas, as teses abominavam principalmente os dogmas eclesiásticos.

Igreja Reformada Potiguara (1625 1692): a primeira igreja protestante do Brasil.

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista.

Que sofreu reparos, consertos, modificações: mora numa casa reformada. Religião reformada, a religião protestante e, mais particularmente, a calvinista.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

No Brasil, os protestantes históricos incluem as igrejas Luterana, Batista, Presbiteriana, Metodista, Episcopal, entre outras. O segundo grupo (pentecostal) tem entre seus integrantes Assembleia de Deus, Deus é Amor, Evangelho Quadrangular e Congregação Cristã do Brasil.

O Pentecostalismo é um movimento evangélico protestante que surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos. A palavra pentecostal é oriunda de Pentecostes, importante festa cristã, comemorada 50 dias depois da Páscoa.

Luigi Francescon

Alderi Souza de Matos – Aqui, no Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi Francescon , o pioneiro pentecostal no Brasil.

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

Nascido há 500 anos quando Martinho Lutero questionou a autoridade do Papa, o luteranismo agrupa inúmeras Igrejas – luteranas, reformadas, evangélicas, etc. – e conta com mais de 800 milhões de fiéis em todo o mundo. Foi o ponto de partida do Movimento da Reforma.

O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” foi substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal.

3- Uso exagerado de pintura e maquiagem - unhas, tatuagens e cabelos (Lv 19.28; 2 Rs 9.30). 4- Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica - (1 Co 11.6, 15) 5- Mal uso dos meios de comunicação: televisão, internet, rádio, telefone (1 Co 6.12; Fp 4.8) . 6 - Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv.