Qual a diferença entre Peço ou pesso?

Perguntado por: aAvila7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Peço é a forma certa de se escrever. Pesso, com "SS" não existe na Língua Portuguesa. Peço é a conjugação do verbo pedir na 1ª pessoa do singular, por exemplo: “eu peço desculpas pela nossa briga de ontem”. Existem alguns verbos na Língua Portuguesa cuja conjugação causa alteração em seus radicais ou terminações.

Essa dúvida surge quando precisamos escrever o verbo pedir na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, porém o certo é escrever peço (com ç), quando pretendemos fazer uma solicitação, súplica, reclamação, cobrança, proposta ou pedir uma intervenção.

Na escrita, as expressões por favor, por gentileza, por obséquio são seguidas ou precedidas de vírgula e, se queremos enfatizar a expressão polida, ficam entre vírgulas: “Por favor, venha aqui”, “Entre, por gentileza” e “Peço-lhe, por obséquio, não comentar nada disso”.

Peço é a forma certa de se escrever. Pesso, com "SS" não existe na Língua Portuguesa. Peço é a conjugação do verbo pedir na 1ª pessoa do singular, por exemplo: “eu peço desculpas pela nossa briga de ontem”. Existem alguns verbos na Língua Portuguesa cuja conjugação causa alteração em seus radicais ou terminações.

Se você tem dúvida se o certo é usar “ç” ou “ss” para escrever essa palavra, saiba que “peço” (com “ç”) é a forma correta. Isso porque o verbo “pedir” é irregular, quando conjugado na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.

geralmente no brasil é e aí e aí fulaninho e aí rapaz tudo bem e aí e aí papá então você pode usar esse aí o que eu vou ensinar ou pode usar também o que eu vou ensinar mais o complemento que você precisa no momento clássico. também moço moça moço moço ou moça moço caiu aí ó caiu caiu a bolsa moça.

A forma correta de se escrever esse verbo é “peço”, com ç. O uso do ss é equivocado, não existe no vocabulário português. A palavra “peço” nada mais é do que o verbo “pedir”, conjugado na 1ª pessoa do singular, do presente do indicativo.

1 necessito, reclamo, exijo, requeiro, demando.

Enquanto posso é a conjugação na 1. ª pessoa do singular do verbo poder — no presente do indicativo —, poço é o substantivo que se refere a um buraco no chão.

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Pode ser através de gestos, da empatia, aceitação e, principalmente, por fazer coisas pelas outras pessoas sem esperar nada em troca.

1 por favor, favor, por obséquio, por delicadeza, por cortesia, por amabilidade, por atenção, se faz favor, é favor.

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

A forma correta de se escrever é com “Ç”, em “peça”. A grafia com “SS” está incorreta e não deve ser utilizada.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Indivíduos: 1 indivíduos, seres humanos, humanos, homens, mulheres, cidadãos, cidadãs, sujeitos, criaturas, seres, entes, senhores, senhoras, tipos, caras, elementos, fulanos, beltranos, sicranos.

1 indivíduo, ser humano, humano, homem, mulher, cidadão, cidadã, sujeito, criatura, ser, ente, senhor, senhora, tipo, cara, elemento, fulano, beltrano, sicrano.

Significado de Pessoa
substantivo feminino Ser humano; quem pertence à espécie humana; criatura.