Qual a diferença entre Pecilotermicos e ectotérmicos?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Os mamíferos e as aves são classificados como homeotérmicos (endotérmicos) ou animais de sangue quente. Os animais pecilotérmicos (ectotérmicos) ou animais de sangue frio têm temperaturas corporais que variam com a temperatura ambiente (DUKES).

Exemplos de animais Pecilotérmicos
- Répteis: tartarugas, lagartos, cobras, serpentes, etc. - Anfíbios: sapos, rãs, pererecas, tritões e salamandras. - Insetos: moscas, borboletas, abelhas, mosquitos, etc.

Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.

A vantagem da ectotermia está relacionada com a desvantagem da endotermia:demanda de alimento. Ectotérmicos demandam menos alimento que endotérmicos. Assim, esses animais podem viver em ambientes pobres em alimentos, como desertos.

Animais endotérmicos: mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais. Exemplos: aves e mamíferos; Animais exotérmicos: não conseguem manter a temperatura de seus corpos dentro de uma faixa ideal, necessitando de fontes externas para essa manutenção.

Os peixes são chamados de pecilotérmicos pelo fato de sua temperatura corpórea ser influenciada pela temperatura do ambiente, podendo ficar até poucos graus acima, durante um esforço físico mais intenso, afirma Dr.

Quando falamos em animais ectotérmicos, estamos falando de seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas. Um grupo de animais que apresenta essa característica é o dos répteis.

Peixes. Com corpos cobertos por escamas e respiração branquial (ou seja, em que a retirada do oxigênio acontece na água), os peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, incapazes de controlar a temperatura do corpo. Exemplos: tubarão, atum e arraia.

Os peixes são animais pecilotérmicos, isto é, eles não têm controle sobre a temperatura do corpo, que varia de acordo com a temperatura do meio ambiente. Dessa forma, os peixes não gastam energia para a manutenção da temperatura corporal, e sua taxa metabólica é diretamente proporcional à temperatura ambiente.

Animais homeotérmicos e endotérmicos são frequentemente tomados como sinônimos um do outro, porém estes são termos diferentes: os primeiros mantêm a temperatura corpórea estável, não importando a temperatura ambiente, e os segundos são capazes de gerar calor internamente por meio de reações metabólicas e contrações ...

São exemplos de seres pecilotérmicos, exceto as aves e mamíferos. Todas as classes animais anteriores às aves são pecilotérmicas. Os animais ectotérmicos (ou pecilotérmicos), como os répteis, anfíbios, artrópodes e outros, não têm um mecanismo de controle próprio da temperatura.

Nos processos exotérmicos, o sistema perde calor e o ambiente é aquecido; Nos processos endotérmicos, o sistema ganha calor e o ambiente resfria-se.

5 animais que não possuem sangue vermelho

  • Lagartos da Nova Guiné (verde) Lagarto-de-Língua-Azul. ( ...
  • Polvos (azul) (Fonte: Unsplash) ...
  • Insetos (amarelo/verde) (Fonte: Unsplash) ...
  • Braquiópodes (violeta/amarelo) (Fonte: Wikimedia Commons) ...
  • Peixe-gelo da Antártida (incolor) ...
  • 7 dos maiores animais que já habitaram o nosso planeta.

Animais endotérmicos como os mamíferos – e também as aves – são conhecidos como 'de sangue quente'. Em contraposição, nos animais 'de sangue frio' (chamados de ectotérmicos), como peixes, anfíbios e répteis, a temperatura corpórea é diretamente dependente do ambiente externo.

Outra característica importante dos anfíbios é que todos os seus representantes são ectotérmicos. Isso significa que todos os anfíbios dependem de características do meio ambiente para controlar a sua temperatura, utilizando fontes externas de calor para regular a temperatura do seu corpo.

A desvantagem é a necessidade constante de alimento. Já a vantagem é que, nesse processo, a temperatura corpórea é mantida alta e constante, o que favorece a atividade enzimática. Isso permitiu que esses animais conquistassem ambientes frios.

1. [ Física, Química ] Relativo a um processo que se realiza com absorção de calor. 2. [ Fisiologia ] Que aumenta a temperatura corporal através da produção metabólica de calor.

Somos seres homeotérmicos
Por quê? Existe um sistema muito complexo que mantém nossa temperatura. Assim, quando o termostato (hipotálamo) avisa que está frio, a pele fica pálida pela “contração” dos vasos sanguíneos e não perdemos calor pela pele.

Os animais homeotérmicos conseguem manter sua temperatura corporal, como é o caso das aves e dos mamíferos. Já os animais heterotérmicos não possuem essa habilidade. Cor da pelagem e regulação térmica de animais em distintas condições térmicas.

Animais homeotérmicos ou endotérmicos, como as aves e os mamíferos, são aqueles cuja temperatura corporal interna permanece constante, independentemente das variações da temperatura do meio externo.

Os répteis são animais pecilotérmicos, ou seja, são incapazes de manter a sua temperatura corporal constante. Assim, eles necessitam do calor do ambiente para regulação da temperatura corporal.