Qual a diferença entre PEAD e PVC?

Perguntado por: axavier9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O PVC é um dos polímeros de plástico mais produzidos no mundo e, assim como o PEAD, é muito usado para Tubos de Conexão. No entanto, ambos têm suas diferenças. Os tubos PEAD se destacam pela sua resistência, pois são considerados inquebráveis e altamente resistentes aos impactos, enquanto o PVC se rompe com facilidade.

Muito flexível, a geomembrana PVC (policloreto de vinila) tem como principal característica a elasticidade. Esse é o motivo pelo qual o material tem aplicação frequente nas obras de construção.

O PEAD é utilizado em recipientes, garrafas, frascos, filmes, brinquedos, materiais hospitalares, tubos para distribuição de água e gás, tanques de combustível automotivos, sacolinhas de supermercado, caixotes para peixes, refrigerantes e cervejas.

PET ou PETE (Tereftalato de polietileno) PEAD (Polietileno de alta densidade) PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila) PEBD (Polietileno de baixa densidade)

RESISTÊNCIA DO PEAD:
Excelente resistência a ácidos diluídos e concentrados, alcoóis e bases; Boa resitência a aldeídos, ésteres, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, óleos minerais e vegetais; Resistência limitada a hidrocarbonetos halogenados e agentes oxidantes.

Polietileno de Alta Densidade – PEAD
Este é um tipo de plástico impermeável, leve, rídido e bastante resistente, inclusive em relação a produtos químicos. É bastante utilizado por ser resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química.

A principal diferença entre o polietileno de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD) está no tipo de sistema iniciador usado para sua concepção. Em relação a cristalinidade, a do PEAD é maior que a do PEBD, e sendo maior a cristalinidade, a fusão pode acontecer em temperaturas mais altas.

O que é a geomembrana de PVC? A geomembrana de PVC é feita a partir de policloreto de vinila. Esse é um polímero de alta densidade e que oferece características diferenciadas, como resistência e durabilidade ampliada. Trata-se de uma manta que é aplicável em vários pontos.

Uma lona de Lona Geomembrana Pead 0,8 mm, por exemplo, pode durar de 15 a 20 anos.

Manta Geomembrana de PVC para impermeabilização de Lagos - Preço por m2 | Equilíbrio Aquarismo - Compre Online tudo para seu PET. ou por R$103.65 à vista.

Esse PVC plastificado é usado em couro sintético, fraldas para bebês, cortinas, toalhas de mesa, cortinas de chuveiros, pisos, pipas, bandejas de refeições, revestimentos de fios e cabos elétricos, películas para embalar alimentos, mangueiras de jardim, brinquedos, forração de móveis e estofamento de automóveis.

Transparente, apesar de uma diferença entre PP e PEAD é que esse último é menos transparente.

PEAD: Polietileno de Alta Densidade
O PEAD também é utilizado para fabricação tubos para transporte de água e esgoto, telhas, galões, entre outros", explica Medeiros.

Enquanto o PP é um polímero mais neutralizado, o PVC é um polímero mais flexível. O Polipropileno (PP) e o PVC são materiais versáteis, que podem ser moldados, e que são recicláveis. Primeiro, o PVC (Policloreto de Vinila) é um termoplástico à base de eletrólise de eteno e de cloro.

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:

  • PET (Politereftalato de Etileno) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinil) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros.

O simbolo com o código numérico 2 representa o Polietileno de alta densidade (PEAD). Os PEADs são plásticos utilizados na produção de embalagens para alimentos, produtos têxteis, cosméticos e embalagens descartáveis são produzidas a partir do polietileno de alta densidade.

O PEAD reciclado natural é uma opção para a produção de objetos plásticos não destinados à alimentação. Sua baixa reatividade com outros materiais químicos o torna uma excelente alternativa de baixo custo na produção industrial de balões, sacolas plásticas, sacos de lixo, engradados diversos, entre outros.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

Polietileno PE Granulado Silk/ Cinza - ( R$ 3,90 o Kg) - Plastico Reciclado.