Qual a diferença entre Passe Livre e passe escolar?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Passe livre se refere à uma gratuidade na tarifa do transporte coletivo, enquanto meio-passe aborda o corte de metade da tarifa para uma parcela da sociedade, como idosos, pessoas com deficiência e estudantes.

PASSE LIVRE
Estudantes têm direito: Ensino Fundamental/ Médio de escolas privadas, Ensino Profissionalizante/Técnico, Ensino Superior com renda per capita superior a R$ 1.980,00. Professores têm direito. Desconto de 100% (cem por cento) ou isenção integral na tarifa dos ônibus metropolitanos da EMTU.

O que é? O PASSE LIVRE é um benefício do Ministério da Infraestrutura que garante a pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco.

São três tipos de passe livre para surdos e PCD's federal, estadual e municipal. Para saber como proceder para consegui-los caso você se enquadre nas regras de cada um (o passe livre federal só é concedido para pessoas de baixa renda), juntamos as informações necessárias em posts no Crônicas da Surdez.

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem. A definição de deficiência é estabelecida pelo Decreto nº 3.298/1999.

Cada “cota diária” permite até oito embarques de ônibus em um período de 24 horas. Dessa forma, o estudante tem mais liberdade para completar seu trajeto, em um ou mais ônibus, no limite máximo de até 192 embarques por mês*. A concessão das cotas é proporcional aos dias de aula.

Pelo site da SPTrans você pode fazer a consulta do seu passe livre e verificar o status da sua solicitação. Saiba se você tem direito ao passe livre e se seu benefício será liberado! Se você estuda em alguma instituição de ensino da rede pública municipal, estadual ou federal seu passe livre está garantido.

Caso, o aluno possua Carteira de Estudante, deverá levá-la para ativar a função Vem Estudante do seu cartão.

Sim, salvo se for detentor de passe livre que o isente do pagamento de passagens, em transporte coletivo, em todo o trecho de deslocamento entre a residência e o local de trabalho (art.

Alunos e professores podem pedir Passe Livre Escolar e Meia Tarifa à EMTU a partir de 10 de janeiro. Passe Livre Escolar isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola. Foto: Divulgação.

Você tem direito à gratuidade automática, sem comprovação de renda. Para utilizar o benefício, pague o valor correspondente. Se você já possui um Bilhete Único de Estudante de ano anterior, poderá revalidá-lo para uso neste ano.

O bilhete único para estudante pode ser feito presencial, em locais determinados pela secretaria de transporte ou, em algumas cidades, é disponibilizada a opção do cadastro online, sendo os cartões enviados diretamente para as escolas dos alunos solicitantes.

O aluno habilitado ao benefício do Passe Livre Metropolitano deverá recolher à EMTU/SP o valor de R$17,50 (dezessete reais e cinquenta centavos) por meio de boleto disponível neste site. Requisitos Gerais: .

60 anos

Direito à Gratuidade – Idosos
O idoso com idade mínima de 60 anos e que possua renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito à gratuidade no transporte rodoviário interestadual de passageiros.

Esse passe livre é fornecido pelo Ministério da Infraestrutura a pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla.

Quantos acesso diários eu tenho direito com o meu cartão do Passe Livre Estudantil? São quatro acessos diários, com 54 acessos ao mês. Mas se forem necessários mais acessos, será estudado caso a caso.

Com o cartão em mãos, no primeiro dia de aula, ou de uso do benefício, é preciso aproximar o cartão do validador duas vezes: na primeira vez as informações serão atualizadas e na segunda vez será liberada a catraca. Para os casos em que o cartão foi extraviado ou danificado, é preciso solicitar o bloqueio do mesmo.

Já estudantes de ensino superior e tecnológicos têm direito ao passe livre estudantil mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e da presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Você pode efetuar até 15 compras durante o mês. Compras pela Loja Virtual: basta emitir e pagar o boleto e, após 72h, realize a recarga em qualquer equipamento da rede credenciada. Compras por meio de aplicativos para celular smartphone: acesse o site e escolha um dos aplicativos homologados pela SPTrans.

Após ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a lei que garante transporte público gratuito a todas as pessoas com idade a partir de 60 anos foi sancionada nesta sexta-feira (16) pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). O benefício deve passar a valer a partir de 1º de janeiro de 2023.

A iniciativa tem capacidade para atender 110 mil estudantes, com o fornecimento de até 48 viagens mensais, para ir e voltar da instituição de ensino, de acordo com o calendário letivo. Em 2022, 84.692 alunos requisitaram o benefício.