Qual a diferença entre parotidite e caxumba?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

A caxumba, também conhecida como parotidite infecciosa, parotidite epidêmica ou papeira, é uma infecção viral muito comum na infância, transmitida pela via respiratória e que ataca preferencialmente a glândula parótida.

A inflamação das glândulas pode ser unilateral ou bilateral e também pode seraguda, crônica ou recorrente.

O tratamento da parotidite aguda envolve a prescrição de an- tibióticos e / ou procedimentos cirurgicos. Reidratação, suporte nutricional, terapia com calor, e instrução de higiene oral são reco- mendações para melhorar esta condição.

A parotidite infecciosa geralmente tem resolução espontânea, com redução do edema glandular em até 14 dias após o início dos sintomas.

Diagnóstico. O diagnóstico da caxumba é basicamente clínico, com avaliação médica nas glândulas.

Um dos principais sintomas da caxumba é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos e à mandíbula, o que provoca inchaço na região.

A transmissão acontece pela saliva e por gotículas de saliva contaminadas com o vírus que ficam em suspensão no ar, por isso deve-se evitar compartilhar talheres, pratos, copos ou respirar muito perto de quem está com caxumba.

É importante destacar que pessoas vacinadas podem adoecer durante surtos, que não são raros, visto que a eficácia da vacina após a aplicação das duas doses recomendadas é de 80%-90%. As chances de surtos e de infecção de vacinados, no entanto, caem muito se todos — incluindo adolescentes e adultos — se imunizarem.

O período de incubação do vírus (tempo até o início dos sintomas) pode ser de 14 a 25 dias, sendo mais comum ocorrer entre 16 a 18 dias. Algumas pessoas podem ter a caxumba assintomática ou então sinais muito brandos da doença.

Veja a seguir quais são as recomendações mais comuns:

  1. tomar mais água;
  2. garantir uma boa higiene bucal;
  3. fazer compressas mornas;
  4. fazer massagem nas glândulas salivares;
  5. consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  6. uso de antiinflamatórios;
  7. uso de analgésicos;
  8. uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana).

Como a caxumba é transmitida? Como falamos anteriormente, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus, e a transmissão da caxumba acontece por via aérea, através da disseminação de gotículas, ou pelo contato direto com a saliva de pessoas infectadas.

Qual a especialidade médica é a indicada para avaliar e acompanhar um quadro de parotidite de repetição em uma criança de 9 anos? Pediatra Geral, Infectologista Pediátrico e Imunologista são capazes de ajudar nesse caso.

Ele pode ser causado por bactérias ou vírus que se alojam nos ductos da saliva. A transmissão se faz por gotículas de saliva durante a fala, espirro, tosse ou pelo contato direto boca a boca.

Infecção das glândulas salivares
é uma infecção viral que geralmente afeta a glândula parótida, juntamente com outras partes do corpo. A caxumba ocorre principalmente em pessoas que não receberam a vacina contra caxumba.

Pode ser acometida por processos inflamatórios de origens variadas, produzindo dor e aumento de volume percebido especialmente por “apagar” o ângulo da mandíbula. A doença da parótida mais comum é a infecção pelo vírus da Caxumba. Tumores e cálculos também podem ocorrer.

A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.

A recomendação de isolamento social com afastamento das atividades habituais é de 5 dias após o início do edema da parótida. Outrossim, o vírus foi isolado na saliva 7 dias antes até 8 dias após o início da inflamação (1,3).

Continuar lendo O que é uma parotidite?