Qual a diferença entre páprica e colorau?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

De bate-pronto: páprica vem do pimentão e colorau do urucum. Então, sim, eles são diferentes!

Todas são igualmente poderosas! A especiaria ajuda na redução de gases e cãibras, alivia dores de estômago e de garganta e ainda melhora a saúde dos neurônios e dos olhos! Suas propriedades também são capazes de melhorar o metabolismo favorecendo assim, a queima de gordura e acabam com o inchaço.

A especiaria é bastante versátil, sendo utilizada em pratos variados. De frutos do mar a diferentes tipos de carne. Pode ser usada também no preparo das tradicionais paellas, em canapés, ovos, refogados com legumes, sopas, vegetais tortas salgadas e molhos, ou simplesmente salpicada sobre a batata frita.

páprica

Você sabia que a páprica pode substituir o colorau?

Pimenta Caiena

A páprica doce pode ser substituída por: Pimenta Caiena em Pó, Flocos de Pimenta Vermelha, Pimenta em Pó, Suco de Tomate, Pimenta em Alepo, Pimentão da Vera Picante e Chipotle Powder.

Páprica picante

Páprica picante
A páprica picante talvez seja o tipo preferido dos chefs de cozinha. Ela não dá apenas cor aos pratos, mas também picância.

Sabia que a páprica nada mais é do que uma série de pimentões secos e moídos? A especiaria, um pó vermelho cheio de sabor, que pode ser doce ou picante e até defumada, foi criada na Espanha, a partir dos frutos levados da América para o continente europeu depois de 1492.

O que diferencia uma da outra é que a páprica mais ardente e de cor clara é produzida com o pimentão sem as sementes. Já a páprica escura é a doce, que é feita com sementes. De sabor bastante suave, a páprica doce não é apimentada como a versão picante. Ela é usada inclusive para colorir alguns pratos.

Apesar doas poucas pesquisas em humanos sobre o consumo de colorau, estudos in vitro registraram atividade anticancerígena, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, anticonvulsionante e ainda benefício na saúde ocular. A única contraindicação seria para indivíduos que possuem alergia.

A páprica defumada não é um tempero brasileiro, mas no Brasil é muito utilizada no se temperar carnes.

Para averiguar sua autenticidade, é possível fazer um teste que consiste em levar à boca um fio ou o pó do produto, e ainda colocar alguns outros numa xícara e jogar água morna sobre eles. Os minúsculos fios devem exalar em segundos um aroma floral inebriante, notas de mel e uma leve adstringência.

Geralmente, esse condimento é adicionado ao final do preparo ou salpicado sobre os alimentos. Se passar por um longo processo de cozimento, pode trazer um sabor ligeiramente amargo. Assim, a páprica é salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos, deixando tudo mais gostoso!

Além de sua cor forte e sabor característico a páprica defumada também pode agir em benefício da nossa saúde, esse tempero é rico em antioxidantes carotenóides que previnem o estresse oxidativo.

Para que serve o colorau? Atualmente, ele é usado na culinária para dar um tom avermelhado às receitas, além de ajudar a ressaltar o sabor das carnes, tanto vermelha quanto branca. Por conta do seu sabor suave, ele é um tempero muito fácil de usar por ter sabor suave.

O colorífico ou colorau é o produto derivado do urucum mais utilizado na culinária brasileira.

Como a páprica doce possui um sabor bastante suave e é muito versátil, ela pode ser usada em muitos preparos, como carne, frango, arroz, peixe, legumes, batatas, enfim, as opções são muitas diante da versatilidade inerente ao tempero. A páprica doce também vai muito bem em ensopados, em molhos e até em algumas massas.

Curry Tempero
Famoso na culinária indiana, o curry é um tempero em pó feito a partir da mistura de especiarias e ervas secas, torradas e moídas. Além de ser a base do açafrão (cúrcuma) e um prato da gastronomia indiana, o curry também refere-se a um conjunto - ou mistura - de especiarias.

Páprica Doce: É usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara como: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos. Páprica Picante: Pode ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara.