Qual a diferença entre paçoca e pé de moleque?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Já o pé de moça tem tudo isso mais o leite condensado (alguns levam até doce de leite também), que deixa ainda mais doce e principalmente mole. Dá para fazer uma comparação direta com a paçoca e o gibi. A paçoca leva apenas o açúcar, amendoim e a farinha, enquanto o gibi leva tudo isso mais o leite condensado.

Segundo ela, no começo do século XX havia muitas baianas que vendiam doces em tabuleiros, no Rio de Janeiro. Os meninos gostavam especialmente desse doce de amendoim, mas como não tinham dinheiro, furtavam das baianas e elas ralhavam com eles para não roubarem. Diziam para pedir, assim: - Pede, moleque!

amendoim, açúcar e sal.

Modo de preparo

  1. Colocar na panela o amendoim, o açúcar e a margarina.
  2. Levar ao fogo, mexendo sempre.
  3. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado.
  4. Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro.
  5. Coloque no tabuleiro untado com margarina.
  6. Deixe esfriar e corte em pedaços.

História. A receita que deu origem ao pé de moleque chegou à Europa na Alta Idade Média, levada pelos árabes em suas incursões à península Itálica e à Península Ibérica.

Variações no Brasil O pé de moleque surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana de açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martin Afonso de Souza.

No Brasil, a receita chegou pelas mãos dos portugueses no século XVI, quando foi introduzida na Capitania de São Vicente por Martin Afonso de Sousa, o cultivo da cana-de-açúcar, planta de origem indiana. Da cana saiu o açúcar que passou a ser usado na receita original do pé-de-moleque, no lugar do mel.

“Pé” é um substantivo simples. O substantivo "pé de moleque" é formado por mais de um elemento e tem um significado próprio. Trata-se de um substantivo composto. Há substantivos compostos separados por hífen e há os que não levam hífen.

A origem do amendoim é incerta. Segundo alguns historiadores, é oriundo da América do Sul (Argentina, Bolivia, Brasil, Peru ou Leste dos Andes) e muito utilizado pelos indígenas. Provas são os trabalhos – potes e vasos de barro – encontrados em formato de amendoim.

Origem histórica. O pé como medida foi usado em quase todas culturas, e era geralmente dividido em 12 ou 10 polegadas (ou em 16 "dedos"). O primeiro padrão de medida originou-se na Suméria, onde uma definição foi gravada na estátua de Gudéia da cidade de Lagash, por volta de 2575 AC.

Consumo - Mesmo sendo uma receita saudável e fonte de nutrientes que podem proporcionar bem-estar, a paçoca funcional deve ser consumida com moderação, pois permanece rica em calorias. Além disso, alérgicos ao amendoim não devem comer a paçoca, assim como outros alimentos que possam conter esse ingrediente.

Além das menores quantidades de açúcar e gordura, a paçoca caseira carrega os benefícios nutritivos do amendoim, o principal ingrediente do doce.

Se você consumir apenas uma paçoca por dia e manter uma alimentação balanceada, ela não vai comprometer a sua dieta. No entanto, se você exagerar na dose, pode sim ganhar uns quilinhos extras por conta do doce. Isso porque a paçoca é rica em açúcares, que são fontes de energia rápida para o organismo.

O principal ingrediente do pé de moleque
Por ser rico em vitaminas, minerais e possuir ação antioxidante, ele ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e dislipidemia.