Qual a diferença entre Oxford e tricoline?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Oxford e o tricoline são tecidos com características bem distintas. O oxford é um tecido mais grosso e encorpado, geralmente utilizado em peças mais estruturadas, como camisas sociais, enquanto o tricoline é mais leve e macio, sendo utilizado em peças mais confortáveis, como roupas de cama e vestidos.

O tricoline é um tecido 100% algodão. A fibra natural do algodão é a matéria-prima para tecidos bem leves e fresquinhos. Sabe aquela camisa que você coloca e sente que o corpo “respira”? Com certeza ela é feita de fibras naturais!

Kevlar

A primeira delas, o Kevlar comum, é uma substituta para itens que se assemelham a borrachas, sendo principalmente utilizada como revestimento de abrigos contra tornados. Já o Kevlar 49 é um material muito mais resistente, mas nada maleável, que pode ser encontrado em cascos de barcos e quadros de bicicletas.

Oxford e o tricoline são tecidos com características bem distintas. O oxford é um tecido mais grosso e encorpado, geralmente utilizado em peças mais estruturadas, como camisas sociais, enquanto o tricoline é mais leve e macio, sendo utilizado em peças mais confortáveis, como roupas de cama e vestidos.

Tecidos com fibra natural são o algodão, lã, linho e seda. Eles são resistentes e confortáveis, mas amassam com muita facilidade. Já os tecidos com fibras artificiais, como a viscose, poliéster, acrílico e nylon, quase não amassam e secam bem rápido.

Tecido Oxford Leve com Textura Suave 3,00m.

O tecido Oxfordine (ou Oxford Verão, como é chamado em algumas regiões) é uma variação do tecido Oxford com uma porcentagem maior de algodão que poliéster, sendo portanto considerado um tecido semi sintético.

Tecido Oxford Branco Liso - 3,00m de Largura
Opções de Parcelamento: à vista R$ 20,90.

viscose

A viscose também é um tecido com um toque de algodão e que pode ser encontrado com diferentes tipos de estampados. Porém, ao contrário do tricoline, a viscose tem um caimento bem menos armado.

O tricoline é utilizado para fazer camisas, saias, vestidos, batas, cartonagem, artesanatos em geral. Este é um tecido plano, portanto não tem elasticidade. Ele não desliza, então é perfeito para iniciantes. E também por esse motivo é o preferido das artesãs e artistas que produzem patchwork.

Por ter uma grande diversidade de estampas, o tricoline é bastante utilizado para confecção de jogos americanos, sousplast, guardanapos, trilhos e toalhas de mesa. Por ser um tecido leve e macio, o tricoline é bastante utilizado para confecção de roupas, como vestidos, saias, camisas, batas.

Os tecidos mais frágeis, como lã ou seda, que indicarem lavagem à mão na etiqueta, precisam ser lavados com todo o cuidado. Encha um balde com água, adicione pouco sabão e deixe as peças de molho por pouco tempo, algo entre 5 e 10 minutos. Então, agite muito suavemente as peças, para não as danificar.

Outra boa pedida são os tecidos sintéticos, como o poliéster ou o vinil, que são bem fáceis de limpar e apresentam ótima durabilidade. Eles se destacam também por ter alta resistência às variações do clima, aguentando bem chuva, sol e ventos.

TRICOLINE-tecido versátil, não desfia, 100% algodão. É um tecido plano, sem elasticidade, e uma das melhores opções para estampar, graças a sua trama bem fechada. Vale ressaltar que a estampa digital não usa água e nem produtos tóxicos, sendo mais sustentável.

A viscose amassa mais do que em relação ao algodão tricoline e tende a ter um encolhimento maior, em média de 2 cm. Quando usar: excelente para pessoas que priorizam o conforto. A viscose é mais adequada para o calor. É um tecido de ótima respirabilidade, muito leve e de excelente caimento.

Algodão

Algodão. Em suma, esse tipo de tecido é macio, confortável e respirável, sendo uma das escolhas mais comuns para a confecção de jalecos. Isso porque o algodão é uma fibra 100% natural que pode ser facilmente lavado e higienizado.

O linho é conhecido por ser um dos tecidos que mais amassam e ele faz juz ao título. Entrou nessa lista para mostrar que tudo bem se suas roupas amassarem ao longo do dia, já que é natural que em contato com o corpo e o movimento do dia a dia, as peças se amassem.

TECIDOS NATURAIS OU ARTIFICIAIS: tendem a amassar mais facilmente. Ex: linho, viscose, algodão.

Também é importante se atentar ao tipo de ponto e a espessura do tricot, quanto mais fechadinho o ponto e mais grossa a trama, mais chances de manter a temperatura corporal. Um bom tricot é aquele que vai durar no seu guarda-roupa e fazer bem o seu papel conforme o objetivo que você definiu.

O tecido Oxford, durante muito tempo, foi o mais utilizado para confecção de jaleco dentre outros uniformes. Ele é um tecido sintético 100% poliéster, o que o torna mais resistente a amassados e com baixa taxa de encolhimento. É também um tecido razoavelmente leve e com alta durabilidade.

O artigo não deve ser submetido à alvejamento com cloro ou usar qualquer outro produto que contenha grande quantidade de alvejantes. Lavagem a seco é vedada. Ferro moderadamente quente (150° C) - Na escala "lã/seda/poliéster/viscose", passar o artigo sob tecido umedecido. Pode-se usar ferro a vapor.