Qual a diferença entre os tipos de graduação?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Duração, foco da formação, tipo de diploma: esses são apenas alguns aspectos que diferenciam os modelos de graduação ofertadas no Brasil.

Para saber qual a diferença entre graduação e pós-graduação, é preciso ter em mente a ordem de cada etapa de estudos. Para realizar uma graduação, o estudante precisa ter completado o ensino médio para poder ingressar na faculdade. Por sua vez, a pós-graduação é um curso que se faz depois de concluída a graduação.

Como funciona o bacharelado
O bacharelado forma profissionais generalistas, com sólidos conhecimentos nos fundamentos de uma profissão. Esse curso pode durar entre 3 e 6 anos e, ao concluir a formação, o estudante recebe um diploma de nível superior com o título de bacharel.

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.

A segunda graduação é exatamente o que o nome propõe, uma pessoa já formada que deseja fazer outro curso do ensino superior. Essa nova graduação funciona nos mesmos parâmetros, podendo ser licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, assim como pode ser feito em EAD, semipresencial ou presencial.

Uma das principais diferenças entre os três níveis de diploma superior é o tempo de duração de cada curso. Cursos de licenciatura duram entre 4 e 5 anos. Os cursos de bacharelado têm duração de 3 a 6 anos. Por sua vez, os cursos de tecnólogo têm duração de 2 a 3 anos.

5 cursos que mais empregam no Brasil.

  • 1) Enfermagem. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a enfermagem apresentou saldo positivo em 2020, com mais de 52 mil contratações. ...
  • 2) Biomedicina. ...
  • 3 e 4) Engenharia da Computação e Sistemas da Informação. ...
  • 5) Administração. ...
  • Faltam profissionais qualificados.

O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado? Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Se você deseja voltar a estudar e está se perguntando sobre qual a diferença entre bacharelado e graduação, saiba que não há nenhuma. Os cursos superiores são divididos em 3 categorias: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

#1 Engenharia Cartográfica e Agrimensura
Apesar do profissional formado conseguir um salário alto, uma pequena porcentagem termina a graduação. Por conta de seus cálculos de física, matemática e suas variações, Engenharia Cartográfica figura entre os cursos mais difíceis.

Os cursos mais difíceis são os de ciências exatas (engenharia, física, computação e matemática).

Cursos mais concorridos do Brasil

  • Medicina;
  • Ciências da Computação;
  • Psicologia;
  • Engenharia no geral;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Arquitetura e Urbanismo.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

Quem completou um curso de graduação é graduado, mas dentro da graduação existem os graus bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Para chegar à graduação, você precisa ter terminado a educação básica e para chegar à pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação. Na graduação, você pode se tornar um graduado tecnólogo, bacharel ou licenciado.

1. Medicina/Saúde. As áreas de Saúde e Qualidade de Vida, em geral, garantem salários altos aos profissionais. Quanto maior a especialização e o tempo de carreira, maior é a remuneração.

Top 5 faculdades que dão dinheiro

  • Medicina. Difícil desconsiderar a área médica entre os melhores salários, isso porque quem é do segmento da saúde costuma ter boas opções de emprego e trabalha com muita responsabilidade. ...
  • Odontologia. ...
  • Engenharia. ...
  • Engenharia de Software. ...
  • Direito.