Qual a diferença entre os répteis e os anfíbios?

Perguntado por: lbarbosas7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar. Os anfíbios anuros conquistaram o ambiente terrestre mas para reproduzir-se necessitam da água. O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água.

Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).

Os répteis estão divididos em três ordens principais: Crocodilianos (exemplos: jacarés, crocodilos); Quelônios (exemplos: jabutis, cágados, tartarugas); e Escamados, que compreendem as subordens Lacer-tílios (exemplos: lagartos, lagartixas, camaleões) e Ofídios (exemplo: cobras).

Resposta verificada por especialistas
E são ovíparos. Ex. Girino fase adulta vira sapo. Repteis tem o corpo revestido de escamas são ovíparos também e vivem tanto na água quanto na terra.

Uma das semelhanças entre anfíbios e répteis é que todos eles são animais pecilotérmicos-a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente em que vivem. A estrutura do coração desses animais também poderia ser considerada uma outra semelhança entre eles?

Anfíbios são animais vertebrados encontrados, geralmente, em ambientes úmidos. Algumas espécies têm fase larval aquática e fase adulto terrestre. Sapos, rãs e pererecas fazem parte dos anuros, o grupo mais conhecido de anfíbios.

Os anfíbios são animais vertebrados ectotérmicos (não são capazes de regular a temperatura corporal por mecanismos internos, sendo fundamental para isso fontes externas), e uma de suas características mais marcantes é a presença de um ciclo de vida com uma fase larval aquática e uma fase adulta terrestre.

Repteis: são vertebrados que vivem em ambiente terrestre com pele grossa, seca e impermeável. Anfibios: vivem numa transição entre o ambiente aquático e ambiente terrestre, sendo sua pele fina e permeavel. Peixes: vivem em ambiente aquático.

Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens. A ordem Anura pertencem os sapos, as rãs, as pererecas e os carrascos.

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Que tanto vive na terra como na água. 2. Que pode circular em terra e na água.

Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados. Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Vertebrados são um grupo de animais que, entre outras características, destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio, tais como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Sapos, rãs e pererecas são os exemplos mais conhecidos de anfíbios.

O nome réptil vem do latim reptare, que significa “rastejar”, fazendo, portanto, referência à forma de locomoção de alguns de seus representantes. Atualmente se considera que existam mais de nove mil espécies de répteis espalhadas por várias partes do planeta, com exceção dos pólos.

Réptil (do latim, reptare, “rastejar”) é um termo usado tradicionalmente para referir-se a um grupo de animais vertebrados tetrápodes, amniotas e ectotérmicos, no qual estão incluídos serpentes, lagartos, tartarugas e crocodilos.

Apresentam respiração pulmonar, com pulmões apresentando alvéolos pulmonares, o que permite maior eficiência entre as trocas gasosas.

Esses animais podem ser classificados em anuros, urodelos e gymnophiona. Os anfíbios são animais que apresentam representantes bem conhecidos, tais como sapos e rãs. Sua característica básica é a presença de uma pele úmida e permeável, que se constitui como principal local para as trocas gasosas.

O tipo de alimentação dos répteis varia conforme a espécie, alguns se alimentam de ovos, peixes, animais, outros de insetos e até mesmo flores, sementes e algas. Portanto, cada espécie possui sua própria característica de alimentação, influenciada diretamente pelo habitat em que vive.