Qual a diferença entre os queijos brie e camembert?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O camembert é um queijo pequeno, com cerca de 250g, enquanto o brie pode chegar a 3kg. Em geral, como matura por mais tempo, o brie adquire consistência mais cremosa por conta da ação do fungo penicillium candidum, ficando o camembert com massa mais firme e flexível.

Afinal, Podemos comer a casca do queijo ou não? comestíveis. Podemos comer as cascas de queijos de massa mole com mofo branco, como o queijo Brie ou Camembert; cascas de queijos de massa mole com casca lavada, como o Époisses de Bourgogne ou o Reblochon e dos queijos de massa semidura, como o Tomme de Savoie.

O Camembert é um queijo mole de textura macia, suave, e cremosa, cor amarela palha e com casca recoberta por mofos brancos e por vezes amarelados. Possui um sabor suave, amanteigado e de creme, muito aromático e frutado.

Afinal, pode comer a casca do queijo brie? Sim, a casca branca é comestível! Há quem prefira não consumi-la por conta da ação do fungo, mas saiba que essa parte é saborosa e não oferece nenhum risco à saúde.

Queijo Brie
A sua irresistível textura macia combina muito bem com fatias de pão, mas também com damascos secos e geleias de fruta. Ele é uma garantia de sucesso para sua tábua de queijos!

Tanto o Brie como o Camembert combinam muito bem com vinhos brancos mais encorpados e com boa acidez como é o caso dos vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay ou tintos leves como Pinot Noir, Gamay ou Tempranillo sem passagem por madeira.

Significado de Brie
substantivo masculino Variedade de queijo de leite de vaca, com crosta branca e macia, originário da região francesa de Brie.

amanteigado

O sabor do queijo brie é levemente amanteigado, com notas de nozes e um aroma suave e agradável. Sua textura macia e cremosa é resultado da adição de creme ao leite e do processo de maturação.

Frome Cheese Platter — Inglaterra
Esse é o primeiro do topo dos queijos mais caros do mundo. Apenas meio quilo pode chegar a custar a pequena bagatela de 3300 dólares. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta.

Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos de roquefort, de brie ou de camembert. Com os outros, tome cuidado. “O bolor que aparece em um queijo que não o tinha quando foi comprado é tóxico.

2) A casca branca também é comestível
No entanto, este queijo de mofo branco comestível ainda é preferência no gosto popular, mas se você não gosta muito, não deixe de experimentar, ou então aprecie somente a massa do queijo que é irresistível.

O exterior deve ser firme, enquanto o centro deve ser elástico, mas não aguado. O Brie não maduro suficiente parecerá rígido quando pressionado suavemente com o dedo, enquanto o Brie maduro demais parecerá muito macio e escorrendo ao toque. O queijo deve ter um odor adocicado.

Coloque o queijo em uma travessa e leve ao micro-ondas, em potência máxima, por 1 a 2 minutos. Retire do forno e cubra com a geleia. Sirva quente com as torradinhas.

Para controlar o amargor do queijo, é necessário estar atento à temperatura de maturação do queijo. Isso porque temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho.

Benefícios do Queijo Brie Nacional
O Queijo Brie Nacional São Vicente é uma rica fonte de vitaminas A, poderoso antioxidante, vitamina D, que aumenta a imunidade e vitamina B, que ajuda a manter a saúde da pele, olhos e até do cabelo.

As tão comentadas cascas que encobre os queijos são formadas por um tipo de fungo chamado “Penicillium Candidum”. Se cor estiver branca e brilhante, certamente o queijo está maduro e pronto para comer.

Para as pessoas que têm intolerância à lactose, é indicado o consumo dos queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental, grana padano e parmigiano reggiano, em receitas ou como aperitivos.