Qual a diferença entre os países da Europa Ocidental e Oriental?

Perguntado por: obernardes3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Europa Ocidental: é formada por países capitalistas desenvolvidos, ou do primeiro mundo, que se caracterizam por apresentarem uma economia de mercado consolidada. Europa Oriental: É formada por países ex-socialistas, que até alguns anos tinham uma economia planificada.

Os países que fazem parte da Europa Ocidental, como o Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos, possuem de maneira geral economia desenvolvida. Esses países são bastante visitados especialmente pelas suas histórias, presença de museus, pela gastronomia e belas paisagens.

A Europa Ocidental reúne 10 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido e Suíça.

De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.

A diferença entre a cultura Oriental e Ocidental está na visão de mundo de cada hemisfério. Na cultura oriental predominam as filosofias e religiões panteístas e gnósticas. A cultura ocidental é pautada na razão e na realidade em si.

Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética). Atualmente, se formos pensar nessa divisão, basicamente separa a Europa entre a parte mais desenvolvida da parte menos desenvolvida.

No aspecto geopolítico e econômico, o leste europeu é considerado a "parte pobre" da Europa, pois a maioria de seus povos, até bem pouco tempo, ainda estavam presos a sistemas feudais e impérios arcaicos, enquanto que as nações mais a oeste experimentavam constantes ventos de mudança com as navegações, o ...

O Muro de Berlim foi um símbolo da Guerra Fria construído pela Alemanha Oriental, nação que pertencia à cortina de ferro. A expressão cortina de ferro, como mencionado, se referia à barreira ideológica entre as nações, mas o símbolo concreto dessa disputa foi, na verdade, a barreira que separava a cidade de Berlim.

Europa oriental: envolve os países da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), detentores dos piores índices socioeconômicos da Europa e marcados por alta disparidade de renda. Sua economia caracteriza-se por indústrias pesadas e de base, além de atividades extrativistas e agrícolas.

Os termos Europa Ocidental e Oriental foram muito usados na época da Guerra Fria, onde a área ocidental representava os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) e a oriental a comunista (sob influência da União Soviética).

Rússia

Qual o maior e mais importante país da Europa Oriental? Desses países, o maior em extensão territorial é a Rússia, com cerca de 17.075.400 km2 (lembrando que o país é transcontinental e faz parte da chamada Eurásia) e o menor é ...

Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan. Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.

Europa Centro-Oriental: é a região que corresponde aos países da ex-União Soviética que se tornaram independentes, como a Tchéquia, Hungria, Eslováquia, Sérvia, Eslovênia, Moldávia, entre outros.

a Rússia

Na atualidade, o maior país do mundo é a Rússia, que possui cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase o dobro do segundo maior país em território do mundo.