Qual a diferença entre os movimentos sociais tradicionais e os novos movimentos sociais?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Nos movimentos sociais tradicionais os protagonistas principais eram os trabalhadores pobres e assalariados. Os novos movimentos sociais incorporam tanto segmentos da classe média quanto pessoas à margem do mercado de trabalho e da sociedade.

Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto. Hoje, os movimentos sociais baseiam-se, em grande parte, nas pautas identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual.

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo.

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

Considerando o texto, é CORRETO afirmar que os novos movimentos sociais: A) São definidos por sua associação às organizações de classe e defesa da popula- ção marginalizada. B) Ampliam e redefinem as formas de participação política em regimes democráticos.

Tipos de movimentos sociais
Amplamente os movimentos sociais podem ser: reivindicatórios, políticos, de classe e de resistência.

Movimentos sociais tradicionais
Movimentos sociais clássicos são os surgidos com a emergência do capitalismo. Talvez o movimento social mais antigo seja a Queda da Bastilha, durante a Revolução Francesa.

Resposta: Novos movimentos sociais são movimentos que surgiram no final do século XX e têm gordura na transformação cultural grande parte dos meios e fios de sua ação. A expressão “novos movimentos sociais” supõe diferenças em relação aos movimentos sociais tradicionais.

Os movimentos sociais podem ser classificados de acordo com seus objetivos, sendo possível separá-los em três tipos diferentes. São estes: Movimentos reivindicatórios, que focam as ações na exigência de questões de cunho imediato e de curto prazo.

Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos da sociedade formados com o objetivo de promover mudanças sociais e políticas. Os participantes dos grupos sociais se unem para promover mudanças específicas e de acordo com os anseios, alterações sociais e políticas que desejam conquistar.

Dentre os resultados da análise de dados, pode-se afirmar há uma diferença entre as aspirações dos movimentos sociais urbanos e rurais, mas as principais reivindicações referem-se a melhoria da infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento agrícola.

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Os Movimentos Sociais são um grupo de pessoas que atuam conjuntamente para modificar algum aspecto da sociedade. Estes movimentos surgem da iniciativa cidadã, quando um grupo percebe que não tem os mesmos direitos que os demais membros da sociedade.

A sociologia passou a utilizar a denominação de novos movimentos sociais a partir da década de 1960 porque as lutas dos movimentos sociais não eram mais pelo fim da sociedade capitalista, mas sim, por mudanças nesse sistema já conhecido.

As principais características dos movimentos sociais neste século XXI são: o uso da internet para articulação e propagação de novas ideias; representação dentro dos espaços políticos, e não são mais apenas vinculados a um ideal comunista, podendo ser de direita ou esquerda.

  • A história dos movimentos sociais.
  • Movimento social conjuntural.
  • Movimento social estrutural.
  • Movimento Negro.
  • Movimento Estudantil.
  • Movimento LGBTQIA+
  • Movimento Feminista.
  • Movimento dos Sem Terra (MST)

São características de todo movimento social: visão de mundo, conflito e organização.

Surgimento dos movimentos sociais
Os movimentos sociais surgiram na época contemporânea com o objetivo de lutar pelos direitos dos trabalhadores assalariados, principalmente os operários de fábricas em sociedades industriais capitalistas.

No âmbito da cinemática, que é vista no Ensino Médio, estuda-se os seguintes tipos de movimento:

  • Movimento uniforme.
  • Movimento uniformemente variado.
  • Movimento circular uniforme.
  • Movimento circular uniformemente variado.

Princípios dos movimentos sociais Segundo Alain Touraine, há três princípios que devem ser encontrados em todo o movimento social – os princípios de identidade, de oposição e de totalidade.

FASE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Essa autora acredita que todos os movimentos sociais passam pelos mesmos estágios em sua gênese constitutiva, sendo eles: a) agitação; b) excitação; c) formalização; d) institucionalização.