Qual a diferença entre os midianitas e os ismaelitas?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ambos faziam referência a um mesmo grupo - os descendentes de Abraão. Ismael foi gerado de Abraão e Hagar (Gn 16). Midiã foi gerado de Abraão e Quetura (Gn 25.1,2).

Os mercadores ismaelitas que compraram José de seus irmãos e o levaram para ser vendido como escravo no Egito, eram também midianitas (Gênesis 37:25-28). Saiba mais sobre a história de José, governador do Egito.

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”.

De acordo com o versículo 4, o que os midianitas fizeram? (Destruíram as plantações de Israel.)

Dos 1400 anos de história do ismaelismo, a Pérsia foi o território onde estiveram mais tempo, depois de passagens pelo Norte de África e Egito. No século XIX, concentram-se no que é hoje a Índia e o Paquistão. Continuam a ser países com um grande número de ismaelitas.

Eu farei dos seus descendentes uma grande nação. Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. Protegido por Deus, o menino cresceu.

“José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e comprado por Potifar, que era capitão da guarda do Faraó.

Ismael herdou apenas a carga genética de Abraão. O amor e a dedicação foi toda destinada a Isaac. Ismael foi rejeitado por quem deveria cuidar-lhe pela infância. Ismael aprendeu cedo o que era ter fé, o que era depender apenas de suas orações, e foi assim que salvou a si mesmo e a sua mãe.

Expulsos da caravana por Abraão (Zécarlos Machado), a serva e Ismael (Henrique Camargo) vagam pelo deserto escaldante. A dupla foi despachada pelo hebreu após Sara (Adriana Garambone) descobrir que o rebelde planejava matar Isaque (Guilherme Dellorto).

Dever afirma que a região de Midiã se situava no noroeste da península Arábica, na margem oriental do golfo de Ácaba no mar Vermelho, uma área que só foi povoada intensivamente a partir dos séculos VIII e VII antes de Cristo.

Levou-os até o alto de um monte de onde se podia contemplar o enorme acampamento dos madianitas, cujo número era 135 mil. E o Senhor disse a Gedeão: "Tens contigo gente demais.

Os costumes entre estes dois povos são similares, pois os hebreus vêm da região de Canaã, que tem uma cultura que influencia os povos. O que diferencia os hebreus dos midianitas é o monoteísmo. Enquanto os hebreus acham que adorar outros deuses é um sacrilégio, os midianitas acreditam no deus de Israel e em outros.

Por causa disso, o Senhor entregou-os sob o domínio dos midianitas. Durante sete anos, Israel foi duramente oprimido, mas caiu em si e clamou a Deus (6:7) e mais uma vez o Senhor escutou o clamor do Seu povo e levantou outro libertador: Gideão.

Durante a noite, cercariam o acampamento dos midianitas com tochas, trombetas e cântaros vazios. Segundo a ordem de Gideão, eles iam tocar as trombetas, gritar e quebrar os cântaros. Os midianitas saíram das suas cabanas totalmente desnorteados, e Deus deu ao seu povo uma vitória total sobre estes opressores.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)