Qual a diferença entre os limites teóricos e práticos?

Perguntado por: uteles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Em geral, o limite teórico é traçado por linhas retas, enquanto o limite prático não é definido, necessariamente, por regras internacionais de divisão de horários, isso porque os limites internacionais de países e estados, por exemplo, não estão limitados por estas linhas.

Para dar uma volta completa em torno de si, o planeta gira 360º e faz isso em um dia, ou seja, em 24 horas. Dessa forma, foram determinadas 24 faixas longitudinais (no sentido norte-sul do globo) de 15º. Cada faixa, denominada de fuso horário teórico ou astronômico, corresponde, portanto, a 1 hora.

Resposta verificada por especialistas
Os limites práticos não coincidem com os limites teóricos porque estes levam em consideração as divisões político-administrativas do país, que pode ser uma área maior ou menor do que o intervalo estipulado teoricamente.

o limite teorico diz a respeito a divisao de fusos horario (24 fusos horários de 15° cada um que equivale 1 hora) que é o horario legal. o limite prático diz a resperito ao horário oficial, não formado pelas linhas retas e sim pelos territorios, quer paises estados ou provincias.

O conceito de limite faz referência a uma determinação legalmente estabelecida, uma linha visível ou imaginária que separa dois territórios. Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras.

O sistema de fusos horários surgiu com o objetivo de padronizar a contagem das horas no mundo, facilitando assim as comunicações, o comércio internacional e as viagens. O marco zero para essa contagem é o Meridiano de Greenwich (0°), que fica no centro do fuso horário inicial.

Existem quatro fusos horários no Brasil, que são GMT -2, GMT -3 (conhecido como horário de Brasília, que é a hora oficial do país), GMT -4 e GMT -5.

Como são medidos a partir de Greenwich, os fusos do Brasil são os fusos -2 GMT, -3 GMT, -4 GMT e -5 GMT, sendo o fuso -3 GMT o Horário Oficial de Brasília.

Na realidade, muitos países adotam “limites práticos” com o fim de obter horários mais uniformes (i.e., trocam por suas fronteiras os meridianos prescritos, conforme seus interesses e peculiaridades do local). Quando isso acontece, dizemos que o fuso horário é prático.

A divisão de fusos horários leva em consideração a dimensão esférica planetária de 360 graus e a duração aproximada do movimento de rotação de 24 horas. Portanto, o sistema de fusos horários do mundo compreende uma divisão em 24 fusos de 15 graus. O movimento de rotação é o realizado pelo planeta ao redor de si mesmo.

As ilhas de Samoa, Tokelau e Tonga estão 13 horas à frente de Londres, enquanto a Ilha Line está a 14 horas à frente. O mais bizarro é que como todas estas ilhas ficam exatamente na Linha da Data, as ilhas mais a oeste estão um dia inteiro atrás.

"Não haveria confusões sobre o tempo porque todos estariam vendo o mesmo horário em seus relógios. Como resultado, existiria maior segurança e eficácia, porque não se perderiam voos nem reuniões de trabalho, e seria mais fácil organizar o tempo de cada um", diz Hanke.

Nessa conferência, eles resolveram dividir a Terra em 24 partes, pois sabiam que a Terra levava 24 horas para dar a volta em seu próprio eixo (rotação) e completar um dia.

O conceito de limite relaciona-se com a ideia de divisão, que muitas pessoas imaginam pertencer à ideia de fronteira, o que não é correto. O limite é a divisão entre uma unidade territorial e outra, geralmente entre dois países.