Qual a diferença entre os árabes e os muçulmanos?

Perguntado por: imartins2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Ser árabe significa pertencer ao grupo étnico que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, enquanto ser muçulmano significa apenas ter fé no islamismo.

Islã: nome que se dá à religião. Na tradução do árabe, faz referência a "paz e entrega". Islamismo: nome da religião, mas sufixo "ismo" também pode se referir à ideologia política. Muçulmano: vem do árabe "muslim", aquele que que se entregou e segue as leis divinas.

O tema ganha importância especial devido à quantidade de seleções que pode ser afetada pela prática religiosa, especialmente durante a fase de preparação. A atual edição da Copa do Mundo terá seis países com mais de 90% da população muçulmana: Marrocos, Tunísia, Senegal, Egito, Arábia Saudita e Irã.

Para aqueles, ser um "bom" muçulmano implica realizar, sempre que possível, as cinco orações diárias e, dessa forma, "dar-se a Deus" todos os dias e não apenas ocasionalmente.

Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão. Sendo Ismael filho de uma mulher escrava e Isaque o filho prometido que herdaria as promessas feitas a Abraão, obviamente haveria alguma animosidade entre os dois filhos.

O islamismo permite que o homem se case com até quatro mulheres, mas estabelece condições para esses matrimônios. Uma delas, e a mais rígida, é a de que o homem deve ter condições de tratar todas as esposas com igualdade.

Na grande maioria das vezes, a vestimenta é branca, pois ajuda a regular a temperatura. Neste momento, é outono no Catar, mas a temperatura média é em torno dos 30°C. Por baixo das túnicas, os homens utilizam o cirwal, uma calça larga que ajuda na mobilidade e protege a região íntima.

Existem duas variantes: o árabe clássico e o popular. O clássico representa a língua sagrada do Islã e nasceu na antiga tradição de literatura oral dos povos nômades pré-islâmicos.

Para os muçulmanos, só existe um Deus cujo nome é Alá. E o último profeta de Alá foi Maomé. Maomé não é deus, mas um homem por intermédio de quem Alá revelou sua vontade ao mundo.

Indonésia

Espalhada numa cadeia de milhares de ilhas entre a Ásia e a Austrália, a Indonésia tem a maior população muçulmana do mundo e a maior economia do sudeste asiático.

Mesquita Sagrada de Meca

A Mesquita Sagrada de Meca é mais importante, seguida da Mesquita do Profeta, em Medina, e depois a mesquita Al Aqsa, localizada em Jerusalém. Esta hierarquia dos lugares é refletida para o momento das orações.

25Embora atualmente seja possível encontrarmos, entre os muçulmanos estabelecidos no país, imigrantes de outras origens – africanos, asiáticos, dentre outros –, ainda continuam a ser os “árabes” a maioria.

A relação sexual é uma forma de obtenção de satisfação mútua e de ampliação da intimidade entre esposa e marido. No Islam, amor e sexo andam juntos: ambos vão sendo construídos a partir da intimidade e da convivência, dia após dia.

A água é preferida, por exemplo, em vários países de maioria muçulmana, porque os ensinamentos islâmicos incluem o uso de água para a limpeza — a ponto de a Diretoria de Assuntos Religiosos da Turquia ter emitido em 2015 uma diretriz autorizando muçulmanos a usar papel higiênico se a água não estiver disponível.

Os Muçulmanos podem rezar em qualquer lugar; no entanto, eles devem rezar em direção a Meca. O fiel ora curvando-se várias vezes enquanto se mantém em pé e depois se ajoelhando e tocando o chão ou o tapete de oração com sua testa, como um símbolo da sua reverência e submissão a Alá.

Sobre punições, o livro aconselha o marido a repreender a mulher, "bater com a mão ou uma vara", esconder dinheiro dela ou "puxá-la pelas orelhas", mas deve "evitar bater em excesso".

Líder religioso e político do Oriente Médio, Abul Al-Qasim Muhammad ibn Abd Allah ibn Abd Al-Muttalib ibn Hashim (571-632) entrou para a história como Maomé — ou Muhammad, com preferem seus seguidores —, o fundador do islã.