Qual a diferença entre os 4 Porquê?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Utilizamos "por quê", escrito separado e com acento circunflexo, ao final das perguntas ou de maneira isolada. Ele pode ser substituído por “por qual motivo” ou “por qual razão”.

Segundo a psicóloga e pedagoga Elaine Ortiz, essa fase se inicia dos três aos cinco anos, conforme vai se desenvolvendo a fala e a compreensão da linguagem, pois a criança com essa idade já tem os recursos necessários para perguntar.

Esse tipo de porque, escrito junto e sem acento, indica uma justificativa, explicação ou a causa de alguma situação. Geralmente é utilizado em respostas e explicações. Para facilitar o entendimento, podemos substituí-lo por algumas expressões, como: “pois”, “visto que”, “uma vez que”, “por causa de que”, “dado que”.

Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar? Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.

O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras.

Por causa de é a forma correcta, sinónima de porque (por causa de estar = por estar = porque estava).

2 - Usa-se por quê: Escrito assim, separado e com acento circunflexo, o por quê deve ser empregado: - Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha (lembrando que essa forma conservará o sentido de por qual motivo/por qual razão): Viajar de ônibus, por quê?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Resposta: A)Por que você não gosta de maçã? B)Ela não me disse o por que da irritação.

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Um dos maiores pesquisadores da educação e da pedagogia, Jean Piaget chama a fase dos porquês de período pré-operatório. Basicamente, trata-se da fase em que as crianças percebem mais estímulos e recebem mais informações do que conseguem compreender a absorver.